CONSTRUINDO A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFPR

Authors

  • Valdo José Cavallet UFPR
  • Zaki Akel Sobrinho UFPR

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v3i7.4906

Abstract

O presente texto tem como objetivo familiarizar o leitor com os fundamentos da retomada do processo de Avaliação Institucional na Universidade Federal do Paraná. Sendo a Avaliação um dos projetos estratégicos para a construção de um modelo alternativo de gestão, partimos de um amplo movimento de reflexão, que nos permitiu o autoconhecimento. A partir daí retomamos a visão histórica do processo desenvolvido em nossa universidade desde 1987, buscando entender o presente à luz da sua construção espacial e temporal, o que nos possibilitará apontar para o futuro de uma universidade na qual as diferenças não representam problemas, mas uma contribuição para um ambiente pluralista,com convivência democrática e sem lugar para a exclusão.

 

 

Downloads

Download data is not yet available.

References

CARVALHO, E. A Considerações sobre Os sete saberes necessários à Educação do Futuro. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2000.

COMISSÃO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UFPR. Projeto de Avaliação Institucional. Curitiba: UFPR, 1994..

____. Cadernos de Avaliação. Curitiba, n. 1 - 13, 1988 /1995.

CUNHA, C. Considerações sobre Os sete saberes necessários à Educação do Futuro. São Paulo: Cortez, 2000.

DIAS SOBRINHO, J. Avaliação Institucional: integração e ação integradora. Revista Avaliação: RAIES, Campinas, v.2, n. 2, p. 19-30, jun. 1997.

MORIN,E. Os sete saberes necessários à Educação do Futuro. São Paulo: Cortez; 2000.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. PAPUFPR Programa de Administração para a UFPR: Gestão:2002/2006, Curitiba, 2001.

ZAINKO, Maria Amélia S.et al. Avaliação Institucional na UFPR: trajetória de um projeto que se constrói coletivamente.Curitiba, 1995.

_____ . Avaliação Institucional na UFPR: trajetória de uma década 1987/ 1997. Curitiba: UFPR, 1998.

_____ . Planejamento, Universidade e Modernidade. Curitiba: AUGMAllGraf, 1998

_____. A Educação como as prioridades das prioridades. Curitiba: Champagnat, 1999. (Cadernos de Graduação).

ZAINKO, Maria Amélia S. O Planejamento como instrumento de Gestão educacional: uma análise histórico-filosófica. EM ABERTO, Brasília, v. 17, n. 72, p.125-140, 2000.

_____. Dos saberes às competências: o desafio da construção de um novo processo de formação. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v.2, n.4, 2001

_____. Educação Superior, Democracia e desenvolvimento humano Sustentável. In:_____ . Políticas e Gestão da Educação Superior. Curitiba: Champagnat, 2002

_____. Construindo a Nova Universidade. In: Políticas Públicas de Educação Superior: desafios e proposições. Brasília: FUNADESP, 2002

Published

2002-07-17

How to Cite

Cavallet, V. J., & Akel Sobrinho, Z. (2002). CONSTRUINDO A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFPR. Revista Diálogo Educacional, 3(7), 105–120. https://doi.org/10.7213/rde.v3i7.4906

Issue

Section

Articles