CONSTRUINDO A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFPR
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v3i7.4906Abstract
O presente texto tem como objetivo familiarizar o leitor com os fundamentos da retomada do processo de Avaliação Institucional na Universidade Federal do Paraná. Sendo a Avaliação um dos projetos estratégicos para a construção de um modelo alternativo de gestão, partimos de um amplo movimento de reflexão, que nos permitiu o autoconhecimento. A partir daí retomamos a visão histórica do processo desenvolvido em nossa universidade desde 1987, buscando entender o presente à luz da sua construção espacial e temporal, o que nos possibilitará apontar para o futuro de uma universidade na qual as diferenças não representam problemas, mas uma contribuição para um ambiente pluralista,com convivência democrática e sem lugar para a exclusão.
Downloads
References
CARVALHO, E. A Considerações sobre Os sete saberes necessários à Educação do Futuro. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2000.
COMISSÃO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UFPR. Projeto de Avaliação Institucional. Curitiba: UFPR, 1994..
____. Cadernos de Avaliação. Curitiba, n. 1 - 13, 1988 /1995.
CUNHA, C. Considerações sobre Os sete saberes necessários à Educação do Futuro. São Paulo: Cortez, 2000.
DIAS SOBRINHO, J. Avaliação Institucional: integração e ação integradora. Revista Avaliação: RAIES, Campinas, v.2, n. 2, p. 19-30, jun. 1997.
MORIN,E. Os sete saberes necessários à Educação do Futuro. São Paulo: Cortez; 2000.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. PAPUFPR Programa de Administração para a UFPR: Gestão:2002/2006, Curitiba, 2001.
ZAINKO, Maria Amélia S.et al. Avaliação Institucional na UFPR: trajetória de um projeto que se constrói coletivamente.Curitiba, 1995.
_____ . Avaliação Institucional na UFPR: trajetória de uma década 1987/ 1997. Curitiba: UFPR, 1998.
_____ . Planejamento, Universidade e Modernidade. Curitiba: AUGMAllGraf, 1998
_____. A Educação como as prioridades das prioridades. Curitiba: Champagnat, 1999. (Cadernos de Graduação).
ZAINKO, Maria Amélia S. O Planejamento como instrumento de Gestão educacional: uma análise histórico-filosófica. EM ABERTO, Brasília, v. 17, n. 72, p.125-140, 2000.
_____. Dos saberes às competências: o desafio da construção de um novo processo de formação. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v.2, n.4, 2001
_____. Educação Superior, Democracia e desenvolvimento humano Sustentável. In:_____ . Políticas e Gestão da Educação Superior. Curitiba: Champagnat, 2002
_____. Construindo a Nova Universidade. In: Políticas Públicas de Educação Superior: desafios e proposições. Brasília: FUNADESP, 2002
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.