Formação de professores da educação de jovens e adultos: diversidade, diálogo, autonomia

Autores

  • Sonia Maria de Vargas Universidade Católica de Petrópolis (UCP), Petrópolis, RJ - Brasil.
  • Maria Cecilia de Castello Branco Fantina Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4519

Resumo

Neste trabalho pretendemos refletir sobre a importância de uma formação docente para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) que permita a apropriação teórico-metodológica dos conceitos de diversidade cultural, diálogo e autonomia. Discutimos as implicações da formação continuada para o desenvolvimento de uma proposta curricular para a EJA que leve em consideração os conceitos assinalados. Destacamos ainda os dilemas políticos e práticos vivenciados pelos docentes que buscam valorizar os saberes dos educandos, procurando se apoiar no diálogo como base para a construção da cidadania. A pesquisa justifica-se em função da necessidade de se ampliar a discussão sobre a formação docente voltada para contextos de grande diversidade cultural, como no caso da EJA. O estudo baseia-se em pesquisa qualitativa, tendo utilizado prioritariamente entrevistas semiestruturadas com professores que lecionavam no Programa de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria Municipal do Rio de Janeiro (PEJA/SME-RJ) e que participaram de diferentes processos de formação continuada propostos pela SME-RJ, no período 2004-2008. 

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Publicado

2011-07-07

Como Citar

de Vargas, S. M., & de Castello Branco Fantina, M. C. (2011). Formação de professores da educação de jovens e adultos: diversidade, diálogo, autonomia. Revista Diálogo Educacional, 11(34), 915–931. https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4519