A POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A ESCOLA BÁSICA NO BRASIL: NOVOS RUMOS, NOVA PRÁTICA?
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v2i4.3853Abstract
O presente texto configura-se como um exercício de reflexão sobre a prática de formação de professores para a escola básica no Brasil, no momento em que são repensados os Cursos de Pedagogia, as licenciaturas, a partir das indicações de novos parâmetros e diretrizes curriculares. Tendo como objetivo preparar um profissional crítico e reflexivo, propõe-se um processo permanente de formação/capacitação que possibilite a compreensão das demandas do tempo presente e que aproxime as universidades e demais agências formadoras dos interesses e necessidades da sociedade. Com base na reflexão (princípio formativo), na interação (princípio mediador) e na avaliação (princípio fomentador), o processo que se vislumbra contempla uma nova ótica curricular onde a linearidade é substituída pela multi e interdisciplinariedade. Os conteúdos apresentam-se como temas integrados em eixos norteadores componentes de três núcleos básicos: contextualização do processo pedagógico (eixos Sociedade, Instituição e Profissão), construção/apropriação do saber escolar (eixos Infância, Saber escolar e Relação saber escolar/professor/aluno) e interação teoria e prática (eixo Construção da competência docente). Como exercício de pensar contribui para o debate sobre a formação do professor e deverá subsidiar as discussões sobre as novas políticas educacionais suscitadas pela LDBEN e pelos movimentos de construção teórica no campo da Educação.Downloads
References
ALARCÃO, I. (Org.). Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto: Porto Ed., 1996.
DIAS SOBRINHO, J. Avaliação institucional: marcos teóricos e políticos. Avaliação, Campinas, SP, ano, n. 1, jul, 1996.
ELIAS, M. Del C. e FELDMANN, M. G. In: FAZENDA, I. Práticas interdisciplinares na escola. São Paulo: Cortez, 1999.
FAZENDA, I. C. A. (Org.). Práticas interdisciplinares na escola. São Paulo: Cortez, 1999.
GHIRALDELLI JUNIOR, Paulo. Arrancar o véu. Graduação em debate nº 1, UFPR, Curitiba, 1994.
PERRENOUD, P. La formation dês enseignants entre théorie et pratique.
Paris: L’Harmattan, 1994.
__________. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
PERRENOUD, P. Novas competências para Ensinar. Porto Alegre, Artes Médicas Sul, 2000.
PIMENTA, S. G. Formação de professores – saberes da docência e identidade do professor. Revista da Faculdade de Educação de São Paulo, SP, v.22, n. 2, p. 72-89, jul/dez, 1996.
________. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.
RISTOFF, D. Princípios do programa de avaliação institucional. Revista Avaliação, Campinas, SP, ano 1, n. 1, jul., 1996.
SCHÖN, Donald. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, Antonio (Org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995.
ZAINKO, M. A. S, et al. A avaliação institucional na UFPR: a trajetória de uma década 1987-1997. Curitiba, UFPR, 1998.
ZEICHNER, V. Estratégias alternativas para mejorar la calidad de la reforma de la Formación del profesor: tendencias actuales en Estados Unidos. In: VILLA, A. (Coord.). Perspectivas y problemas de la función docente. Madrid: Narcea, 1988.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.