VIOLÊNCIAS NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v9i28.3343Keywords:
Violências. Escola. Juventudes.Abstract
A violência tem se tornado um dos principais motivos de queixas de professores, pois, de evento esporádico, se tornou frequente na rotina da escola. Sua recorrência preocupa e o seu enfrentamento é considerado um desafio que se impõe aos pais, educadores e autoridades. Apesar disso, é um fenômeno pouco compreendido e sobre o qual pairam muitas dúvidas. Daí o interesse de realizar um estudo objetivando investigar a existência de violências no ambiente escolar; formas de manifestação e percepções de alunos e professores sobre esse fenômeno. O estudo foi realizado de agosto de 2006 a abril de 2007, em oito escolas públicas de três municípios do Maranhão: São Luis, Timon e Açailândia e envolveu 566 sujeitos, sendo 446 alunos do ensino fundamental e médio e 120 professores. Aplicaram-se questionários do tipo misto nos 566 sujeitos, sendo um instrumental específico para os professores e outro para os alunos e realizadas entrevistas em grupos focais com uma amostra representativa, composta de 52 alunos e 15 professores. Os dados foram ISSN 1518-3483 Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 9, n. 28, p. 605-618, set./dez. 2009 Licenciado sob uma Licença Creative Commons 606 MACEDO, R. M. de A.; BOMFIM, M. do C. A. analisados a partir das ideias de autores como: Abramovay e Rua (2002); Abramovay e Castro (2006); Gatti (2005); Nogueira (2004); Di Giorgi (2004); Morin, Ciurana e Motta (2003), que tratam sobre a temática. A leitura e interpretação dos dados mostraram que existem violências nas escolas investigadas e nos seus entornos; que a violência se expressa de diferentes modos, mais explicitamente por meio de agressões verbais e de incivilidades; ou sub-repticiamente, através de ameaças e de atitudes preconceituosas e que as relações interpessoais são fragilizadas.Downloads
References
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