A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA HOMOFOBIA NA CIDADE DE LORENA/SP
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v9i28.3340Abstract
Este trabalho é produto de uma pesquisa em andamento realizada pelo Observatório de Violências nas Escolas, do Núcleo UNISAL, Lorena/SP, que estuda conflitos, clima escolar, exclusão, preconceitos, direitos humanos, convívio, tolerância e respeito pelo “Ser” humano no ambiente escolar. O objetivo foi investigar a representação social em relação ao fenômeno da homofobia da comunidade de Lorena/ SP, representados por adolescentes, adultos e idosos, com idade entre 16 e 84 anos, que transitavam pela praça principal da cidade de Lorena. Foram realizadas 671 entrevistas, 330 no ano de 2006 e 341 em 2007. Caracterizada como um survey longitudinal, pois uma determinada população foi estudada em ocasiões diferentes e representada por diferentes indivíduos o que permite a análise do processo de mudança ISSN 1518-3483 Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 9, n. 28, p. 587-604, set./dez. 2009 Licenciado sob uma Licença Creative Commons 588 KOEHLER, S. M. F. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 9, n. 28, p. 587-604, set./dez. 2009 no tempo. O instrumento de pesquisa utilizado foi uma entrevista do tipo semiestruturado com questões abertas e fechadas. Os dados das questões abertas estão submetidos à metodologia segundo os princípios da análise de conteúdo. Compreender o pensamento e a opinião das pessoas sobre a homofobia é fundamental para se pensar formas de esclarecer e instrumentalizar os educadores ao lidar com a temática em questão. A partir da categorização dos dados e da análise das respostas obtidas, almeja-se ações ao nível de prevenção primária e secundária que contribuam com as políticas públicas, assim como na redução do sentimento homofóbico, do preconceito e da discriminação relacionada à homossexualidade, consequentemente contribuir com a promoção dos direitos humanos.Downloads
References
ABRAMOVAY, M.; CASTRO, M. G.; SILVA, L. B. da. Juventudes e sexualidade. Brasília: Unesco, 2004.
BABBIE, E. Métodos de pesquisa survey. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 1999.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Combate à Discriminação. Brasil sem homofobia: Programa de combate à violência e à discriminação contra GLTB e promoção da cidadania homossexual. Brasília: Ministério da Saúde, 2004.
FOUCAULT, M. História da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1999.
GIDDENS, A. A transformação da intimidade: sexualidade, amor e erotismo na sociedade moderna. São Paulo: Paulista, 1993.
JUNQUEIRA, R. O reconhecimento da diversidade sexual e a problematização da homofobia no contexto escolar. In: SEMINÁRIO: CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE: DISCUTINDO PRÁTICAS EDUCATIVAS, 3., 2007. Rio Grande. Anais... Rio Grande, RS: FURG, 2007. p. 60-63.
JODELET, D. Les representation sociales: um domaine em expansion. In: ______. Les representations socials. 2e éd. Paris: PUF, 1991.
KOEHLER, S. M. F. Violência psicológica: um estudo do fenômeno na relação professor aluno. 2003. 210 f. Tese (Doutorado Psicologia do Escolar e Desenvolvimento Humano) – Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2003.
MOTT, L. Homo-afetividade e direitos humanos. Rev. Estud. Fem., Florianópolis, v. 14, n. 2, p. 509-521, 2006. Disponível em: . Acesso em: 29 jun. 2009.
MOSCOVICI, S. A representação social da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
RAMIRES NETO, L. Habitus de gênero e experiência escolar: jovens gays no ensino médio em São Paulo. 2006. 170 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.
RUDIO, F. V. Em busca de uma educação para a fraternidade. São Paulo: Dom Bosco, 1983.
SMIGAY, K. E. Sexismo, homofobia e outras expressões correlatas de violência: desafios para a psicologia política. Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 8, n. 11, p. 32-46, 2002.
VIANNA, C.; RIDENTI, S. U. Relações de gênero na escola: diferenças e preconceitos. In: AQUINO, J. G. Diferenças e preconceito na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1998. p. 93-105.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.