Body-narrative: babies' games and interactions with books at daycare

brincadeiras e interações de bebês com os livros na creche

Authors

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS05

Abstract

This article presents a doctoral research project that aimed to analyze how babies interact with books in the context of early childhood education. More specifically, whether babies have access to books and what interactive possibilities this cultural object promotes. The field research took place at a municipal school in Xxxx (xxx) [information omitted for blind evaluation] with 14 babies and their teachers. In order to produce a writing that would be close to the babies' perspective, methodological procedures from ethnography were listed. The field data showed that babies' interactions with books are mainly constituted by physical relationships. For babies, books are also toys, and literary texts are also games. The data corroborate the argument that, in Early Childhood Education, books are more than just reading material; they are also play material! Books should be the ones that make up their creations, that are reinvented by the babies themselves, but that, above all, make up their lives.

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Author Biographies

Fernanda Gonçalves, Prefeitura Municipal de Florianópolis

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, linha de pesquisa Sujeitos, Processos Educativos e Docência (SUPED). É Mestra em Educação pela mesma universidade, na linha de pesquisa Educação e Infância (2014). É Graduada em Pedagogia com habilitação em Educação Infantil e Séries Iniciais, também pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). É integrante do Grupo de Pesquisa em Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária (LITERALISE) e Coletivo Ciranda - Grupo de Pesquisa Infância, Cidadania e Redes Educativas (UDESC/FAED). Atuou como Professora do curso de Pedagogia da Faculdade Municipal da Palhoça (FMP), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/CEAD) e Professora da Faculdade SENAC (SC). Atualmente é Professora do curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/FAED) e Professora efetiva da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (PMF), atuando como Assessora Pedagógica, Professora Formadora e Pesquisadora no Núcleo de Formação, Pesquisa e Assessoramento/NUFPAEI da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Florianópolis. 

Márcia Buss-Simão, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professora na Universidade Federal de Santa Catarina no Departamento de Metodologia de Ensino - UFSC/MEN e credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha Educação e Infância. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina na linha de pesquisa Ensino e Formação de Educadores. Realizou parte de seu doutoramento na Goethe Universität de Frankfurt am Main na Alemanha com bolsa DAAD no período de dezembro de 2009 a abril de 2011. É mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005-2007) na linha de pesquisa Educação e Infância. Possui Graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993). Realizou estágio pós-doutoral de 2012 a 2013 na Universidade Federal de Santa Catarina com bolsa REUNI sob supervisão de Eloisa Acires Candal Rocha no Programa de Pós-Graduação em Educação com a temática: Professoras de Educação Infantil: uma análise da constituição da docência no contexto Catarinense. Está como editora da Revista Zero-a-Seis e Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância (NUPEIN/UFSC). Vice-coordenadora do GT07 - Educação de Crianças de 0 a 6 anos da ANPEd (2021-2023) e Coordenadora do GT07 - Educação de Crianças de 0 a 6 anos da ANPEd (2024-2025).

Eliane Santana Dias Debus, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Possui graduação em Letras Licenciatura Português e Inglês pela Fundação Educacional de Criciúma (1991), mestrado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996), doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001), Bolsa Recém-Doutor (PPGE/UFSC 2001-2004) e Pós-doutorado na Universidade do Minho (PT). Professora da Universidade Federal de Santa Catarina, atua no Departamento de Metodologia de Ensino, no Programa de Pós-Graduação em Educação e no programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução. Atualmente é Secretária de Cultura, Arte e Esporte, da UFSC. É líder do Grupo de Pesquisas "LITERALISE: Grupo de pesquisa em literatura Infantil e juvenil e práticas de mediação literária", da Universidade Federal de Santa Catarina. Membro integrante dos Grupo de Pesquisa "Produções Culturais para crianças", coordenado pelo Professor Doutor Fernando Azevedo, do Centro de Investigação em Estudos da da Criança da Universidade do Minho (Braga/Portugal); Membro da Red de Investigaciones Afrolatinoamericanas - RIALA e Membro da Rede de Pesquisadores sobre Leitura Literária e Arte Narrativa - Rede de Pesquisadores LLAN, coordenado pela professora Ilsa Vieira do Carmo Goulart (Universidade Federal de Lavras) . Membro do Conselho Editorial do Núcleo de Publicações do CED/UFSC. Dos livros publicados destacam-se Festaria de brincança: a leitura literária na Educação Infantil (DEBUS,2006) Selo Altamente Recomendável da FNLIJ e Bologna Childrens/ Book Fair 2007.A literatura infantil e juvenil de língua portuguesa: leituras do Brasil e d´além mar (DEBUS, 2008) Bologna Childrens/ Book Fair 2009. Literatura Infantil e juvenil: leituras, análises e reflexões ( DEBUS, DOMINGUES, JULIANO, 2010) - Bologna Childrens/ Book Fair 2011. Literatura infantil e juvenil - do literário a outras manifestações estéticas (DEBUS; JULIANO; BORTOLOTTO, 2016) Selo Altamente e Recomendável da FNLIJ), Bologna Childrens/ Book Fair 2017 e Prêmio de melhor livro Teórico de 2016/2017; A temática da Cultura africana e afro-brasileira na literatura para crianças e jovens (Cortez, 2017), Bologna Childrens/ Book Fair 2018. Poesia (cabe) na escola: por uma educação poética. (DEBUS; BAZZO; BORTOLOTTO, 2018) e A produção literária de Rogério Andrade Barbosa: da temática africana e afrobrasileira a outros temas (DEBUS; BERNARDES; SILVEIRA; PEREIRA, 2018)Bologna Childrens/ Book Fair 2018. Tem experiência na área de Educação e Letras, com ênfase em Literatura Infantil e Juvenil, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura infantil e juvenil, temática africana e afro-brasileira na literatura infantil e juvenil, formação de leitores, formação de professores e leitura literária. Orcid https://orcid.org/0000-0003-0555-2069

Published

2025-06-27

How to Cite

Gonçalves, F., Buss-Simão, M., & Debus, E. S. D. (2025). Body-narrative: babies’ games and interactions with books at daycare: brincadeiras e interações de bebês com os livros na creche. Revista Diálogo Educacional, 25(85), 462–481. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS05