DESCREVER O BULLYING NA ESCOLA: estudo de um agrupamento de escolas no interior de Portugal

Authors

  • Beatriz Pereira Universidade do Minho, Instituto de Educação, Braga
  • Marta Iossi Silva Universidade do Minho, Instituto de Educação, Braga
  • Berta Nunes Universidade do Minho, Instituto de Educação, Braga

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v9i28.3169

Abstract

O bullying define-se como o comportamento agressivo entre pares, intencional e continuado. O bullying na escola registra-se em diferentes tipos tais como o físico, verbal e indirecto e em diferentes espaços. O objectivo desta investigação foi diagnosticar o bullying na escola e caracterizar as crianças vítimas quanto à prevalência, ISSN 1518-3483 Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 9, n. 28, p. 455-466, set./dez. 2009 Licenciado sob uma Licença Creative Commons 1 Neste artigo, escrito em português de Portugal, foram preservadas as grafias e normas do país de origem. 456 PEREIRA, B.; SILVA, M. I.; NUNES, B. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 9, n. 28, p. 455-466, set./dez. 2009 formas e locais de ocorrência do bullying. Também pretendemos, com base nos resultados e no conhecimento sobre programas de intervenção implementados, descrever um plano a ser levado a cabo pelo agrupamento em estudo. Foi aplicado um questionário adaptado de Olweus num agrupamento de escolas do Nordeste Transmontano, no interior de Portugal. As conclusões apontaram para a disseminação do bullying, cerca de uma em cada quatro crianças foi vítima de agressão pelos pares três ou mais vezes, na escola; verifica-se que existe grande diversidade de tipos de bullying, sendo os mais difundidos o recurso ao insulto seguido da agressão física. Quanto aos locais, o recreio foi o espaço mais mencionado apesar de ser um espaço muito valorizado pelas crianças. Os valores percentuais registados recomendam a intervenção que descrevemos de forma sumária.

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Published

2009-07-07

How to Cite

Pereira, B., Iossi Silva, M., & Nunes, B. (2009). DESCREVER O BULLYING NA ESCOLA: estudo de um agrupamento de escolas no interior de Portugal. Revista Diálogo Educacional, 9(28), 455–466. https://doi.org/10.7213/rde.v9i28.3169