Inclusive education in higher education: Teachers' desires and support actions for students with ASD
anseios docentes e ações de suporte para estudantes com TEA
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.081.AO02Abstract
This article refers to an excerpt from a master's research, which deals with the inclusion of students with ASD in Higher Education, and focuses on the analyzes that deal with the challenges encountered at this level of education, in view of Inclusive Education. It was a qualitative research, in which the data were obtained through semi-structured interviews and analyzed from Textual Discursive Analysis (DTA). From the interpretative analyses, it can be inferred that professionals feel the need for continuing education to work with students with ASD, in order to expand and build knowledge about their teaching, learning and sociability process. It was also evident that the professionals want to be part of a support network that listens to their teaching concerns, that helps to develop solutions and make referrals to the challenges that hinder the teaching-learning process of this public. With regard to the University, there is a movement to create strategies aimed at facilitating the inclusion process. However, some contradictions were shown between the organizational structure and the reality of inclusion of students with ASD.
Keywords: Autistic Spectrum Disorder ( ASD). University education. Inclusion. Teacher. Difficulties.
Downloads
References
BARBOSA, Heloisa Fonseca; GOMES, Adriana Leite Limaverde. A inclusão de pessoas com autismo no ensino superior: percepções discentes sobre o ingresso à universidade. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 6., 2019, Fortaleza. Anais eletrônicos. Campina Grande: Realize Editora, 2019. P. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/58539. Acesso em: 7 jul. 2023.
BANDEIRA, Luana Lopes. Olhar de discentes com TEA e de seus docentes sobre o processo de inclusão na UNB. 2020. 175 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
BARBY, Ana Aparecida de Oliveira Machado; VESTENA, Carla Luciane Blum. Uma experiência de inclusão e aprendizado cooperativo na disciplina de estágio supervisionado em pedagogia. In: MANZINI, Eduardo José (Org.). Inclusão do aluno com deficiência na escola: os desafios continuam. Marília: ABPEE/FAPESP, 2007. p. 113-126.
CAMARGO, Síglia Pimentel Höher; BOSA, Cleonice Alves. Competência social, inclusão escolar e autismo: revisão crítica da literatura. Psicologia & Sociedade, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 65-74, 2009.
CARVALHO, RositaEdler. Escola inclusiva: a reorganização do trabalho pedagógico. 5. ed. Porto Alegre: Mediação, 2012.
CHIZZOTTI, Antonio. A Pesquisa Qualitativa em Ciência Humanas e Sociais: evolução e desafios. Revista Portuguesa de Educação - Universidade do Minho. V. 16. N. 2, P. 221-236, 2003.
COSTA, Bruna Santos; NAKANDAKARE, Eduardo Bento; PAULINO, Eduardo. A inserção do autista no meio acadêmico e profissional de tecnologia da informação. Refas, São Paulo, v. 4, n. 4, 2018. Disponível em: http://www.revistarefas.com.br/index.php/RevFATECZS/article/view/190. Acesso em: 10 jun. 2022.
DANTAS, Nozângela Maria Rolim. A inclusão dos estudantes com deficiência no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande: desafios e possibilidades. 2017. 250 f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.
DONATI, Grace Cristina; CAPELLINI, Vera Lúcia Messias Fialho. Consultoria colaborativa no ensino superior, tendo por foco um estudante com TEA. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13. n. esp. 2, p. 1459- 1470, 2018.
GOMES, C.; BARBOSA, A. J. G. Inclusão escolar do portador de paralisia cerebral: atitudes de professores do ensino fundamental. Revista Brasileira de Educação Especial. v. 12, n. 1. Marília, 2006.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2° edição. Rio de Janeiro: E.P.U., 2018.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas 2003.
MAZZILLO, Ida Beatriz Costa Velho. Inclusão escolar: dissonâncias entre teoria e prática. In: ROSA, Suely Pereira da Silva. Educação inclusiva. Curitiba: IESDE, Brasil S. A., 2009. p. 17-26.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. 2. ed. rev. Ijuí: Editora Unijuí, 2011.
OLIVATI, Ana Gabriela. Percepção do suporte social e trajetória acadêmica de estudantes com transtornos do espectro autista em uma universidade pública. 2017. 125 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem) – Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2017.
OLIVEIRA, Anna Augusta Sampaio de; LEITE Lucia Pereira. Construção de um sistema educacional inclusivo: um desafio político-pedagógico. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 15, n. 57, p. 511-524, out./dez. 2007.
PEREZ, Nicole Fischer. Vivências e oportunidades de aprendizagem: a criança de 3 anos com deficiência e seus pares na escola de educação infantil. 2020. 166 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2020.
REZENDE, Rosana Meire Cazadei. Formação docente para inclusão do aluno com transtornos do espectro autista no ensino superior. 2019. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2019.
RIBEIRO, Ana Luiza Barcelos; LESSA, Thamires Gomes da SilvaAmaral; ANDRÉ, Bianka Pires. Formação docente, perspectivas legais e inclusão escolar: uma breve revisão teórica. In: SILVA, M. A. A. (Org.). Formação de professores: perspectivas teóricas e práticas na ação docente 2. Ponta Grossa, PR: Atena, 2020.
ROCHA, Artur Batista de Oliveira. O papel do professor na educação inclusiva. Ensaios Pedagógicos, v. 7, n. 2, jul./dez. 2017. Disponível em: http://www.opet.com.br/faculdade/revista-pedagogia/pdf/n14/n14. Acesso em: 1 jul. 2022.
ROZEK, Marlene. A formação docente: tensões e possibilidades. In: ROZEK, Marlene; VIEGAS, Luciane Torezan. (Orgs.). Educação inclusiva: políticas, pesquisa e formação. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012. p. 13-35.
SCHMIDT, Carlo. NUNES, Débora Regina de Paula. PEREIRA, Débora Mara. OLIVEIRA, Vivian Fátima de. NUERNBERG, Adriano Henrique. KUBASKI, Cristiane. Inclusão escolar e autismo: uma análise da percepção docente e práticas pedagógicas. Revista Psicologia: Teoria e Prática, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 222-235, jan./abr. 2016.
SANTOS, Aline de Almeida. Inclusão escolar de crianças diagnosticadas com transtorno do espectro autista: significados e práticas. 2016. 131 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2016.
SILVA, Élida Cristina Santos da.A prática pedagógica na inclusão educacional de alunos com autismo. 2011. 166 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2011.
SILVA, Karla Fernanda Wunder da.O transtorno do Espectro Autista e os desafios na compreensão do sujeito: contribuições da Teoria da Subjetividade. 2021. 276f. Tese (Doutorado)- Programa de Pós- Graduação em Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2021.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Editora Universitária Champagnat
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.