PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA E APRENDIZAGEM DOCENTE: relações e novos sentidos da professoralidade

Authors

  • Doris Pires Vargas Bolzan Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Silvia Maria de Aguiar Isaia Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v10i29.3043

Abstract

Este artigo trata de estudos relativos à pedagogia universitária e à aprendizagem docente, buscando explicitar as relações e os novos sentidos da professoralidade. Assim refletir sobre as formas de intervenção pedagógica pode contribuir para a construção da professoralidade à medida que esse processo reflexivo possibilita responder a determinadas condições, compreendendo a experiência como princípio e não como momento de culminância da aprendizagem docente. Inferimos, pois, que os alicerces constitutivos à pedagogia universitária são a reflexão individual e coletiva, as relações intersubjetivas e interdiscursivas e o conhecimento pedagógico compartilhado que se consubstanciam no ato de aprender a ser professor. Portanto, a pedagogia universitária pode ser pensada como um campo em construção, no qual podemos analisar e compreender os fenômenos de aprender e de ensinar as profissões e, sobretudo, um lugar no qual a docência universitária em ação pode ser revisitada e reconstruída. Nesse sentido, ao analisarmos o contexto universitário, buscamos encontrar formas genuínas de construção de saberes capazes de dinamizar as inovações e a difusão de experiências, considerando o contexto global e local, no qual o processo pedagógico se institui. Enfim, acreditamos que esse espaço constitui-se em um lugar de formação no qual o protagonismo pedagógico é reconhecido como caminho para emancipação dos processos formativos, da aprendizagem de ser professor e da construção da professoralidade.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BOLZAN, D. P. V. A construção do conhecimento pedagógico compartilhado: um estudo a partir de narrativas de professoras do ensino fundamental. 2001. 280 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Porto Alegre, 2001.

______. Formação de professores: compartilhando e reconstruindo conhecimentos. Porto Alegre: Mediação, 2002.

______. A construção do conhecimento pedagógico compartilhado: reflexões sobre o papel do professor universitário. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 5., 2004, Curitiba. Anais... Curitiba: PUCPR, 2004. p. 1-12.

______. Atividade discursiva como elemento mediador na construção do conhecimento pedagógico compartilhado. In: ALONSO, C. M. M. C. (Org.). Reflexões sobre políticas educativas. ENCONTRO INTERNACIONAL DE PESQUISADORES DE POLÍTICAS EDUCATIVAS, 1., Santa Maria. Anais... Santa Maria: AUGM, 2005. p. 117-128.

______. Verbetes. In: CUNHA, M. I.; ISAIA, S. Professor da educação superior. In: MOROSINI, M. (Ed.). Enciclopédia de pedagogia universitária – glossário. Brasília: INEP, 2006. v. 2, p. 380.

______. Aprendizagem docente e processos formativos: novas perspectivas para a educação básica e superior. (Projeto de Pesquisa Interinstitucional e Integrado), GAP nº. 020117. Centro de Educação/UFSM, Santa Maria/RS, 2007- 2009.

______. Pedagogia universitária e processos formativos: a construção do conhecimento pedagógico compartilhado. In: EGGERT, E. et al. (Org.). Trajetórias e processos de ensinar e aprender: didática e formação de professores. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. p. 102-120.

BOLZAN, D. P. V.; ISAIA, S. M. de A. Aprendizagem docente na educação superior: construções tessituras da professoralidade. Revista Educação, Porto Alegre, ano 29, v. 3, n. 60, p. 489-501, 2006.

______. O conhecimento pedagógico compartilhado no processo formativo do professor universitário: reflexões sobre a aprendizagem docente. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, 5.; CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO - PEDAGOGIAS (ENTRE) LUGARES E SABERES, 5., 2007, São Leopoldo. Anais... São Leopoldo, UNISINOS, 2007. p. 1-12.

BOLZAN, D. P. V.; ISAIA, S. M. de A. ISAIA, S. Professor universitário no contexto de suas trajetórias como pessoa e profissional. In: MOROSINI, M. (Org.). Professor do ensino superior: identidade, docência e formação. 2. ed. Brasília: Plano, 2001. p. 35-60.

______. Formação do professor de ensino superior: tramas na tessitura. In: MOROSINI, M. (Org.). Enciclopédia de pedagogia universitária. Porto Alegre: FAPERGS/RIES, 2003. p. 241-251.

______. Aprendizagem na docência superior? Desafios para a formação de professores. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 5., 2004, Curitiba. Anais... Curitiba: PUCPR, 2004. p. 1-12.

______. Ciclos de vida profissional docente: delineamento teórico-metodológico específico para professores do ensino superior. In: ALONSO, C. M. M. C. (Org.). Reflexões sobre políticas educativas. Santa Maria: UFSM/AUGM, 2005. p. 35-44.

______. Desafios à docência superior: pressupostos a considerar. In: RISTOFF, D.; SEVEGNANI, P. (Org.). Docência na educação superior. Brasília: INEP, 2006a. p. 65-86. (Coleção Educação Superior em Debate; v. 5).

______. Verbetes. In: CUNHA, M. I.; ISAIA, S. Professor da educação superior. In: MOROSINI, M. (Ed.). Enciclopédia de pedagogia universitária – glossário. Brasília: INEP, 2006b. p. 351-377.

______. Aprendizagem docente como articuladora da formação e do desenvolvimento profissional dos professores da Educação Superior. In: ENGERS, M. E.; MOROSINI, M. (Org.). Pedagogia universitária e aprendizagem. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007a. v. 2, p. 153-165.

______. Ciclos de vida profissional de professores do ensino superior: um estudo comparativo sobre trajetórias docentes. Projeto de Pesquisa - CNPq, 2007b.

______. Aprendizagem docente: sua compreensão a partir das narrativas de professores. In: TRAVERSINI, C. et al. Trajetórias e processos de ensinar e aprender: práticas e didáticas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. p. 618-635.

ISAIA, S.; BOLZAN, D. P. V. Aprendizagem docente no ensino superior: construções a partir de uma rede de interações. In: CONGRESSO

INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, 1., 2007, São Leopoldo. Anais... São Leopoldo: UNISINOS, 2005. p.1-13.

______. Construção da profissão docente/professoralidade em debate: desafios para a educação superior. In: CUNHA, M. I. (Org.). Reflexões e práticas em pedagogia universitária. Campinas: Papirus, 2007. p. 161-177.

______. Compreendendo os movimentos construtivos da docência superior: construções sobre pedagogia universitária. Linhas Críticas, Brasília, v. 14, n. 26, p. 43-59, 2008.

LUCARELLI, E. Pedagogia universitária e inovação. In: CUNHA, M. I. (Org.). Reflexões e práticas em pedagogia universitária. Campinas: Papirus, 2007. p. 11-26.

L’ABATE, L. A theory of personality development. New York: John Wiley & Sons, 1994.

MACIEL, A. M. R. Formação na docência universitária? Realidade e possibilidades a partir do contexto da Universidade de Cruz Alta. 2000. 226 f. Tese (Doutorado Em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2000.

______. A geratividade docente na educação superior e os movimentos (trans) formativos para o desenvolvimento profissional. In: ISAIA, S.; BOLZAN, D. (Org.). Pedagogia universitária: desenvolvimento profissional docente. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2009a. v. 4, p. 281-298.

______. O processo formativo do professor no ensino superior: em busca de uma ambiência (trans) formativa. In: ISAIA, S. M. A.; BOLZAN, D. P.V.; MACIEL, A. M. R. (Org.). Pedagogia universitária: tecendo redes sobre a Educação Superior. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2009b. p. 63-77.

MARCELO, C. Formación del profesorado para el cambio educativo.

Barcelona: EUB, 1999.

Published

2010-07-07

How to Cite

Pires Vargas Bolzan, D., & de Aguiar Isaia, S. M. (2010). PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA E APRENDIZAGEM DOCENTE: relações e novos sentidos da professoralidade. Revista Diálogo Educacional, 10(29), 13–26. https://doi.org/10.7213/rde.v10i29.3043

Issue

Section

Dossier