Become a teacher-researcher:

the complexity in the decolonization of teacher training

Authors

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS17

Abstract

The various demands involved in the performance and training of teachers have driven the development of research in different areas of knowledge, seeking to (de)build and (de)colonize training paradigms. In this sense, the present investigation aims to discuss how the fundamentals postulated by Edgar Morin, in his theory of complexity, can contribute to the de(s)colonialization in the (trans) formation of teachers when they produce their educational proposals in a professional master's degree located in the northern region of the State of Maranhão. The article is based on a qualitative research approach, organized from a bibliographical and documental study. The analyzes of the graduates' technical educational technological products (PTTE) show the need and relevance of considering the complexity of human beings as a guiding element in the formative process of becoming a teacher-researcher.

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Author Biographies

Ana Patrícia Sá Martins, Universidade Estadual do Maranhão

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos -UNISINOS/RS (2020).Graduada em Letras Licenciatura Plena em Espanhol, pela Universidade Federal do Maranhão (2008) e em História Licenciatura, pela Universidade Estadual do Maranhão (2009). Possui Especialização em Língua Portuguesa, pela UEMA e Mestrado em Educação pela UFMA (2011). Atua como Professora Adjunta no Departamento de Letras da Universidade Estadual do Maranhão. É Professora Permanente no Mestrado Profissional em Educação (PPGE/UEMA) e no Mestrado Acadêmico em Letras (PPGLE/UEMA). É Pesquisadora Associada na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e na Associação Brasileira de Linguística Aplicada (ALAB). Coordena pesquisas na graduação e na pós-graduação, dedicando-se, principalmente, aos temas: Formação inicial e continuada de professores; Interculturalidade e Decolonialidade na formação docente; e Multiletramentos e Tecnologias digitais no ensino. É líder do grupo de pesquisa Multiletramentos no Ensino de Línguas (MELP), registrado no Diretório do CNPq.

 

Regina Célia Vilanova-Campelo Vilanova-Campelo, Universidade Estadual do Maranhão

Doutora em Ciências, programa Saúde Coletiva, Faculdade de Medicina Universidade de São Paulo (FMUSP). Mestre em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Especialista em Educação Física Escolar - Universidade Estadual do Piauí UESPI. Possui Graduação em Educação Física (UESPI). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Estadual do Maranhão UEMA - Diretora do Curso de Graduação em Educação Física. Docente colaboradora nas atividades de ensino e pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação/Mestrado Profissional em Educação (PPGE)/UEMA. Presidente da Federação de Ginástica do Piauí (FEGINPI), trabalho voluntário. Pesquisadora na área de educação física escolar, ensino-aprendizagem em práticas corporais e de lazer, corporeidade, ginástica, manifestações culturais, epidemiologia e saúde. Atualmente os temas de pesquisa mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: desfechos e fatores associados à saúde e qualidade de vida em crianças, adolescentes e adultos; aptidão física; imagem corporal; dança; ginástica, educação física e práticas educativas. Líder do Grupo de Pesquisa SAFE (CNPq/UEMA): Saúde, Atividade Física e Educação e Integrante do OBCORPO (CNPq/UFPI): Observatório do Corpo: mídia, educação e movimento. 

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Published

2023-08-15

How to Cite

Sá Martins, A. P., & Vilanova-Campelo, R. C. V.-C. (2023). Become a teacher-researcher: : the complexity in the decolonization of teacher training. Revista Diálogo Educacional, 23(78). https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS17