A materialidade dos livros didáticos de Valdemar de Oliveira e a disciplina escolar História Natural/Biologia

Authors

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.074.AO08

Abstract

O objetivo deste trabalho foi o de compreender a materialidade dos livros didáticos de História Natural/Biologia de autoria de Valdemar de Oliveira publicados entre as décadas de 1930 e 1960. Por meio de uma pesquisa documental foram analisados prefácios, capas, folhas de rosto, sumários e introduções de nove livros didáticos, verificando as intenções reveladas pelo autor, as aplicações realizadas e as relações sociais envolvidas no contexto. Quatro situações emergiram e marcaram fortemente a trajetória da disciplina escolar História Natural/Biologia: 1) na década de 1930, houve uma influência dos movimentos da Escola Nova e da Rede de Sociabilidade de Valdemar de Oliveira para a manutenção e valorização da História Natural como disciplina escolar; 2) na década de 1940, a disciplina sofreu uma instabilidade com a mudança de seu nome e alterações na seleção dos conteúdos; 3) na década de 1950, a definição do currículo mínimo e a formação de Valdemar de Oliveira valorizaram os conteúdos de Higiene; 4) na década de 1960, com a LDB flexibilizando os conteúdos, a disciplina escolar Biologia foi tratada como História Natural, até ser suplantada pelo projeto estadunidense BSCS.

Palavras-chave: Livros Didáticos. História Natural. História da Disciplina Escolar.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Gilmar Beserra de Farias, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Possui graduação em LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1996), MESTRADO EM GESTÃO E POLÍTICAS AMBIENTAIS pela Universidade Federal de Pernambuco (2004) e DOUTORADO EM EDUCAÇÃO na UFPE (2020). Docente do quadro permanente do Centro Acadêmico de Vitória (CAV), Núcleo de Biologia, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Published

2022-10-07

How to Cite

Beserra de Farias, G. (2022). A materialidade dos livros didáticos de Valdemar de Oliveira e a disciplina escolar História Natural/Biologia. Revista Diálogo Educacional, 22(74). https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.074.AO08