A Pedagogia Histórico-Crítica no Paraná durante o governo de Roberto Requião (1991-1994)
o começo do fim
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.DS12Abstract
Este artigo, de caráter teórico-bibliográfico e documental, resultado de uma pesquisa de mestrado na área de História da Educação, tem o objetivo de explicitar a política educacional desenvolvida no Paraná, durante o primeiro Governo de Roberto Requião (1991-1994) e sua relação com a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), concepção teórica que fundamenta o CBEPPR (Currículo Básico para a Escola Pública do Estado do Paraná), instituído em 1990, e demonstrar que, apesar desse feito, logo a seguir, o próprio governo iniciou um processo de redirecionamento desse currículo rumo à pedagogia cidadã, por meio de um documento orientador intitulado “Paraná: Construindo uma Escola Cidadã”, adequada à ordem vigente. Ficou evidenciado que a PHC não foi nem mencionada nos documentos analisados, que a postura do governador foi marcada pelo discurso ideológico que permeava as políticas educacionais dos anos 1990, e que a pedagogia cidadã se reduziu a uma proposta didática-pedagógica voltada para a conquista de direitos. Diferente disso, em sintonia com seus princípios e pressupostos, centrada numa proposta filosófica, epistemológica, ética, política, econômica, cultural e educacional, a PHC está comprometida com os trabalhadores e com a emancipação humana. Nesse sentido, a pedagogia cidadã, apesar de não se opor completamente à PHC, não supera a fragmentação do conhecimento, nem assume uma postura que se confronta com a ordem vigente e, portanto, não se coloca decididamente a serviço da transformação social como é o caso da PHC extinta durante os governos de Beto Richa e Ratinho Júnior.
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