In-service teacher education and its contribution to the quality of life of basic education teachers
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.072.DS07Abstract
Based on the new goals of the National Education Plan for 2024, Basic Education teachers must continue their education process and maintain their welfare at work in order to meet the new demands of the educational system. . O objetivo desta pesquisa foi analisar as contribuições da formação continuada na qualidade de vida dos professores da Educação Básica. This study aimed at analyzing the in-service continuous education contribution to the quality of life of basic education teachers. Ninety teachers that work in Early Childhood Education, Elementary Education and High School participated in the research. The participants were divided into two groups: the In-Service Education Group (ISEG, n = 48), whose teachers have attended the Education Program in Creative Schools for 2 years; and the No In-Service Education Group (NISEG, n = 42). The self-perceived quality of life related to the Physical, Psychological, Social Relationships and Environment domains was evaluated by using the WHOQOL-bref instrument. The results showed that the scores regarding the Physical (57.1), Psychological (66.7), Social Relationships (75.0), and Environment (65.6) domains of the In-Service Education Group were significantly higher than those obtained by the No In-Service Education Group in the Physical (53.3), Psychological (62.5), Social Relationships (66.7), and Environment (56.3) domains (p <0.05). The general self-perceived quality of life of the In-Service Education Group (66.0) was significantly better than that of the No In-Service Education Group (59.0) (p <0.0001). We concluded that the in-service continuous education contributed to the improvement of the teachers’ perception of their quality of life, showing that the program based on the complexity-transdisciplinarity-eco-education triad influenced the individual, social and environmental welfare of the participants.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Editora Universitária Champagnat
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.