Formação continuada crítico-reflexiva: um caminho para profissionalidade do professor técnico

Authors

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.071.DS10

Abstract

Este artigo tem como objeto de estudo o processo de formação continuada para professores técnicos em um Centro de Educação Profissional do Semiárido, no Território de Identidade do Sisal, na Bahia, focalizado a partir de atitude orientada ao consenso, pelo viés de uma racionalidade comunicativa. Esse processo formativo é discutido com interfaces de saberes e práticas pedagógicas buscando contribuir para o desenvolvimento da profissionalidade docente do professor técnico, por meio da reflexão de concepções e de práticas pedagógicas. Assim, este artigo busca compreender como a formação continuada favorece o sobrepujamento do agir estratégico docente para um agir comunicativo na prática de ensino a fim de refletir sobre sua profissionalidade docente. A metodologia está embasada nos conceitos da pesquisa colaborativa, desenvolvida a partir de sessões reflexivas e de entrevistas semiestruturadas com professores técnicos sobre seu fazer docente e sua profissionalidade. Como resultado, para que esses técnicos tenham mais identificação com a docência, aponta-se a importância de processos formativos no espaço escolar, que surjam das próprias realidades educativas locais, de forma dialógica e engajada e contribuam para a ressignificação do trabalho do professor, no sentido de possibilitar

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marta Pastor da Silva Barreto, Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Mestra em Educação e Diversidade (MPED), Universidade do Estado da Bahia - UNEB, mestra em Educação Permanente, Universidad del Salvador - USAL, Buenos Aires - AR (diploma revalidado pela Universidade Federal do Ceará). Especialista em Linguística, Universidade do Estado da Bahia - UNEB, especialista em Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias - FAC, licenciada em Letras, Universidade do Estado da Bahia - UNEB, licenciada em Pedagogia, Faculdade do Sertão Baiano. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Multiletramentos, Educação e Tecnologias (GEPLET). Professora efetiva da Rede Estadual de Ensino, lotada no Colégio Estadual Wilson Lins, Valente-Ba, ministrando aulas de Língua Portuguesa, Redação e Literatura. Também atua na área de Formação Docente.

Úrsula Cunha Anecleto, Universidade Estadual de Feira da Santana

Pós-doutoranda em Educação e Contemporaneidade (PPGEDUC/UNEB). Doutora em Educação, na linha de pesquisa Estudos Culturais, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestra em Crítica Cultural, na linha de pesquisa Letramento, Identidade e Formação do Professor, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Especialista em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (FACINTER). Graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Atualmente, é professora Adjunta no Departamento de Educação na Universidade Estadual de Feira de Santana (DEDU/UEFS), no Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL/UEFS) e no Programa de Pós-graduação em Educação e Diversidade (PPED/UNEB), no qual atuou como coordenadora de 25 de abril de 2018 a 04 de junho de 2020. É líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em (Multi)letramentos, Educação e Tecnologias (GEPLET/CNPq) - dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5640144801632064 - e membro pesquisador do Grupo de Pesquisa Educação, Redes Sociotécnicas e Culturas digitais na UFBA. Atuou como formadora no programa Pró-letramento Bahia (UNEB), no Programa de Residência Pedagógica (UNEB), no curso de Especialização em Educação Profissional (UNEB/campus XVI), na Universidade Aberta do Brasil (UNEAD) e no Curso de Aperfeiçoamento em Tecnologias Educacionais (CATE/UNEB/SEC). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Linguística Aplicada, e na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes campos: Ensino de Língua Portuguesa, Prática Pedagógica, Teoria do Agir Comunicativo, Multiletramentos, TIC e ensino, Estudos Culturais e Educação.

Published

2021-11-11

How to Cite

Pastor da Silva Barreto, M., & Cunha Anecleto, Úrsula. (2021). Formação continuada crítico-reflexiva: um caminho para profissionalidade do professor técnico. Revista Diálogo Educacional, 21(71). https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.071.DS10