Trajetória de vida docente e sua contribuição para a docência na educação profissional e tecnológica

Authors

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.071.DS07

Abstract

Esta é uma pesquisa qualitativa que busca o sentido dos fenômenos a partir do significado que as pessoas lhes atribuem. Como pesquisa formação, adotamos os estudos narrativos das histórias de vida de professores para investigar o comportamento humano dando especial valor à subjetividade como conhecimento científico. Propusemo-nos a questionar de que modo a trajetória de vida do docente que atua nos cursos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) contribui para a sua prática pedagógica. Para a coleta de dados foram utilizados a pesquisa bibliográfica e a entrevista narrativa. Na pesquisa bibliográfica buscamos relacionar conceitos da pesquisa narrativa utilizados na construção da identidade profissional do docente da educação profissional e tecnológica e na entrevista narrativa o participante da investigação, ao narrar o vivido, pode ressignificar este tempo ao deixar transparecer o seu interior, seus desejos e frustrações. Os dados coletados através das entrevistas narrativas foram tratados por meio da análise de conteúdo fundamentada em Bardin (2011) e nos estudos de Jovchelovitch e Bauer (2002). Revisitar as memórias do passado é parte essencial da narrativa autobiográfica. Ainda que possa parecer penosa porque nos coloca frente a frente com os fracassos e as rupturas, também provoca a tomada de consciência e novas atitudes.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Mércia Freire Rocha Cordeiro Machado, Instituto Federal do Paraná

Instituto Federal do Paraná (IFPR), Curitiba, PR. Brasil. Doutora em Educação e Professora do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, em Rede Nacional (ProfEPT). 

Published

2021-11-11

How to Cite

Freire Rocha Cordeiro Machado, M., & Santana Vieira, R. V. (2021). Trajetória de vida docente e sua contribuição para a docência na educação profissional e tecnológica. Revista Diálogo Educacional, 21(71). https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.071.DS07