Patrimônio cultural e história das mulheres: reflexões e possibilidades didáticas

Authors

  • Jaqueline Ap. Martins Zarbato UFMS

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.069.DS08

Abstract

Esse artigo pretende apresentar a contribuição epistemológica do patrimônio cultural, da História das Mulheres na história ensinada. Para tanto, apresenta-se a fundamentação teórica e metodológica desenvolvida na pesquisa sobre Patrimônios Culturais Materiais
e Imateriais e ensino de história em Mato Grosso do Sul (2018-2020). As perspectivas teóricas fundamentaram-se nas dimensões sobre a História das Mulheres, educação histórica e patrimônio cultural feminino. No âmbito da análise aqui apresentada, concebe-se que a história ensinada pode envolver as possibilidades e perspectivas didáticas com o uso de fontes históricas (museus, centros históricos, etc.). Metodologicamente utilizam-se os planejamentos de aulas e as utilizações de temas
relacionados ao patrimônio no âmbito feminino em museus, realizados de 2019 a 2020, promovidos nas ações do grupo de pesquisa (Ensino de história, mulheres e patrimônio). Entre os resultados, tem-se a produção de materiais didáticos, assim como as propostas de aulas oficinas, as quais versaram sobre os diálogos e possibilidades relativas ao
patrimônio feminino.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Jaqueline Ap. Martins Zarbato, UFMS

Doutora em História pela UFSC. coordenadora do grupo de pesquisa Ensino de história, mulheres e patrimônio. Professora no curso de História/UFMS e no Prof História UFMT e no mestrado acadêmico UFMT. Atua com pesquisas em ensino de história; formação de professores; memória; educação patrimonial; história das mulheres.

Published

2021-05-10

How to Cite

Zarbato, J. A. M. (2021). Patrimônio cultural e história das mulheres: reflexões e possibilidades didáticas. Revista Diálogo Educacional, 21(69). https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.069.DS08