Entre lar e Igreja: A Educação de mulheres e as Congregações religiosas na Amazônia Paraense (1900-1927)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.067.DS06

Resumo

Este artigo tem como cenário a educação mulheres nas primeiras décadas do
século XX na Amazônia paraense. As congregações religiosas que atuaram em instituições femininas no Pará administraram instituições educativas que
abrigaram, instruíram e educaram meninas para ajudar a construir o Pará
republicano. Pretende-se analisar as ações e práticas educativas das congregações Filhas de Sant’ana e Irmãs de Santa Doroteia. De cunho documental, o corpus da pesquisa é constituído dos jornais católicos A Palavra e A Boa Nova, mensagens dos governadores do estado do Pará e o relatório do Instituto Gentil Bittencourt. Os resultados indicam que as meninas educadas pelas duas congregações eram instruídas nas habilidades femininas para se tornassem mães de família e mulheres preparadas para o casamento. As congregações atenderam aos anseios das oligarquias em Belém, no propósito de disseminar uma formação educativa feminina em asilos, colégios e internatos, funcionando a partir da parceria entre Igreja e Estado. As ações das Congregações Filhas de Sant’ana e Irmãs Doroteias, na Amazônia paraense no período da Belle Époque, foram fundamentais para a formação de mulheres integras, prendadas e com valores morais cristãos. Devido a existência de vários espaços considerados “perigosos” para as mulheres, a atuação das congregações evitaram que elas caíssem no abandono, criminalidade e prostituição. A educação defendida pelas congregações teriam a missão de formar mulheres de modelo para os filhos e exemplo para os maridos e úteis à sociedade paraense.

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Biografia do Autor

Tayana Helena Cunha Silva, Universidade Federal do Pará/ PPGED

Mestre e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Pará-PPGED/UFPA. Realiza pesquisa na área da História da Educação especificamente na área da História das Instituições, Educação de mulheres no século XX, e Ensino secundário na segunda república.

Laura Maria Silva Araújo Alves, Universidade Federal do Pará/PPGED

Universidade Federal Do Pará, Belém, Brasil. Bacharel em Psicologia (1984) e Formação de Psicólogo (1986) pela Faculdade Integradas Colégio Moderno. É especialista em Educação e Problemas Regionais na Amazônia pela Universidade Federal do Pará (1988), Mestre em Letras
na área da Linguística pela Universidade Federal do Pará (1998) e Doutora em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Realizou Doutorado Sanduíche na Universidade de Évora - Portugal (2000-2002). Pós-Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará no Programa de Pós-Graduação em Educação (2019-2020).

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Publicado

2020-11-04

Como Citar

Cunha Silva, T. H., & Silva Araújo Alves, L. M. (2020). Entre lar e Igreja: A Educação de mulheres e as Congregações religiosas na Amazônia Paraense (1900-1927). Revista Diálogo Educacional, 20(67). https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.067.DS06