Ensinamentos e contos: Maria Amália Vaz de Carvalho e sua estratégia para a educação da mulher

Authors

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.067.DS02

Abstract

O presente estudo tem como objetivo analisar as obras Mulheres e Crianças: notas sobre educação e Contos e Phantasias, acerca da educação feminina, de autoria da poetisa e escritora portuguesa Maria Amália Vaz de Carvalho, ambas publicadas no ano de 1880. Em um plano mais específico, é abordada a concepção da autora sobre um tema inserido nesses dois escritos de Maria Amália, a educação doméstica de meninas realizada por suas próprias mães ou por mestras contratadas para esse fim. No que se refere aos aspectos metodológicos, o artigo apresenta uma pesquisa bibliográfica e analítica, cujas obras foram escolhidas por terem sido elaboradas no mesmo período e por se tratarem de dois gêneros diferenciados: realidade e ficção, igualmente utilizados pela autora como estratégia para convencer suas leitoras de seus ensinamentos. O estudo evidencia que as obras se complementam, à medida que demonstram — seja através dos ensinamentos diretos que Maria Amália oferece para as mulheres, seja por meio dos contos em que constrói narrativas que exemplificam e ilustram os seus conselhos — qual era a educação feminina adequada para o papel a ser exercido pelas mulheres na sociedade do seu tempo, consistindo, unicamente, no de boas esposas, boas mães e boas donas de casa.

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Author Biography

Maria Celi Chaves Vasconcelos, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Pós-Doutora em Educação pela Universidade do Minho (2011). Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio (2004). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (1999). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense - UFF (1995). Graduada em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Imaculada Conceição (1984). Professora Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação (Proped). Chefe do Departamento de Políticas Públicas, Avaliação e Gestão da Educação (DEPAG/UERJ) de agosto de 2013 a março de 2018; Subchefe do mesmo Departamento (DEPAG/UERJ) desde abril de 2018. Realizou Missão de Investigação na Universidade de Sevilha/Espanha, em novembro de 2019, no âmbito do Programa CAPES PrInt de Internacionalização. Membro do Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro desde 2013. Presidente da Câmara Conjunta de Educação Profissional e Superior do Conselho Estadual de Educação desde 2016. Vice-Presidente eleita do Conselho Estadual de Educação no período 2017/1-2019/1. Bolsista de Produtividade do CNPq desde 2011. Bolsista do Programa Prociência/Uerj desde 2015. Cientista do Nosso Estado desde 2018. Jovem Cientista da FAPERJ de 2012 a 2014. Assessora científica ad hoc das agências Faperj, CAPES e CNPq. Avaliadora institucional e de cursos junto ao INEP/SINAES. Membro da Comissão Permanente de Avaliação - CPA/UERJ - desde 2016. Membro ad hoc de Comissões de Autorização de funcionamento de Programas de Pós-Graduação vinculados ao Sistema de Ensino do Estado do Rio de janeiro. Diretora da Seção Rio de Janeiro da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) de 2012 a 2013; Vice-diretora da mesma Seção (ANPAE/RJ) de 2015 a 2018. Membro do Fórum Estadual de Educação do Rio de Janeiro de 2009 a 2016. Parecerista ad hoc de diversos periódicos da área de História da Educação. Membro do Conselho Editorial da Revista Ensaio, Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Autora de livros, capítulos e artigos científicos; e organizadora de coletâneas resultantes de trabalhos de pesquisa. Pesquisadora na área de História da Educação e Políticas Educacionais, com ênfase na educação doméstica no Brasil oitocentista e criação/consolidação dos sistemas educacionais, além da educação na casa (homeschooling) e suas implicações na atualidade. Líder do Grupo de Pesquisa "História e memória das políticas educacionais no território fluminense" (Uerj/CNPq); Vice Líder do Grupo de Pesquisa Interinstitucional "Educação de Mulheres nos séculos XIX e XX" (UFRN/CNPq); Participante do Grupo de Pesquisa Interinstitucional "Arquivos Pessoais, Patrimônio e Educação" (UFRGS/CNPq). Professora Titular da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), de 1998 a 2015, atuando nos Cursos de Mestrado e Doutorado em Educação. Possui 31 orientações de Dissertações de Mestrado e de quatro Teses de Doutorado concluídas; e sete orientações de Teses de Doutorado e três de Dissertações de Mestrado em andamento. What do you want to do ?New mailCopy  What do you want to do ?New mailCopy 

Published

2020-11-04

How to Cite

Vasconcelos, M. C. C. (2020). Ensinamentos e contos: Maria Amália Vaz de Carvalho e sua estratégia para a educação da mulher. Revista Diálogo Educacional, 20(67). https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.067.DS02