O trabalhador estudante em um curso de bacharelado e licenciatura em enfermagem: trajetórias e desafios

Authors

  • Gabriela Maria Prebill Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo Avenida dos Bandeirantes, 3900 Campus Universitário - Bairro Monte Alegre Ribeirão Preto - SP - Brasil CEP: 14040-902 http://orcid.org/0000-0002-7912-5222
  • Adriana Katia Corrêa Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo Avenida dos Bandeirantes, 3900 Campus Universitário - Bairro Monte Alegre Ribeirão Preto - SP - Brasil CEP: 14040-902 http://orcid.org/0000-0003-1496-6108

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.068.AO07

Abstract

Nas últimas décadas, tem havido um processo de expansão do ensino superior no Brasil, considerando políticas internacionais e nacionais. A área da enfermagem insere-se também nesse processo, com expansão de vagas, principalmente em cursos noturnos em instituições de ensino superior (IES) privadas. Nesse contexto, faz-se presente a possibilidade de inserção de trabalhadores nas IES. O estudo teve como objetivo compreender a trajetória do trabalhador estudante no curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem de uma instituição de ensino superior pública. Tratou-se de estudo qualitativo, descritivo-exploratório, que utilizou entrevista semiestruturada como técnica de coleta de dados e análise  temática de conteúdo para análise dos mesmos. Envolveu trabalhadores estudantes egressos que ingressaram no curso entre os anos de 2006 e 2013. Os trabalhadores estudantes entrevistados eram, na maioria, auxiliares/técnicos em enfermagem e vislumbraram a possibilidade de conciliar trabalho e estudo ao ingressar no curso. A trajetória prévia na educação básica pública se apresentou como fator limitador para a continuação dos estudos em nível superior. A procura pelo curso relacionou-se a uma possibilidade de inserção rápida ou permanência no mercado de trabalho. Algumas vivências dos trabalhadores estudantes envolveram o não reconhecimento do direito da sua inserção, como trabalhador no curso. Os participantes valorizaram a trajetória individualizada, estando em consonância com a lógica neoliberal. Os resultados obtidos podem subsidiar reflexões sobre a forma como a inserção de trabalhadores no ensino superior tem sido compreendida nos espaços de formação docente e de tomada de decisões institucionais.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Gabriela Maria Prebill, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo Avenida dos Bandeirantes, 3900 Campus Universitário - Bairro Monte Alegre Ribeirão Preto - SP - Brasil CEP: 14040-902

Enfermeira pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP, egressa do Curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem. Mestre em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP.

Adriana Katia Corrêa, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo Avenida dos Bandeirantes, 3900 Campus Universitário - Bairro Monte Alegre Ribeirão Preto - SP - Brasil CEP: 14040-902

Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo - USP, com Pós-Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Professora Associada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP. Coordenadora do Grupo de Pesquisa "Educação e Saúde/enfermagem: políticas, práticas, formação profissional e formação de professores".

Published

2021-02-23

How to Cite

Prebill, G. M., & Corrêa, A. K. (2021). O trabalhador estudante em um curso de bacharelado e licenciatura em enfermagem: trajetórias e desafios. Revista Diálogo Educacional, 21(68). https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.068.AO07