Didática e estilos de uso do virtual para a Educação a Distância

Authors

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.064.DS06

Abstract

Falar de educação a distância está além de discutir a sua importância e necessidade, mas também a sua qualidade e sustentabilidade, tendências essas contínuas nas agendas das organizações que discutem o tema e que indicam diretrizes para a educação mundial. Para tanto, entendemos por qualidade e sustentabilidade em EaD questões que envolvem a formação do docente, do tutor, a elaboração dos materiais, a orientação didático‑pedagógica dos cenários, os ambientes virtuais de aprendizagem e o conceito didático utilizado. A evasão dos estudantes e os problemas de aprendizagem e autonomia relacionados com o campo da EaD passam pelas individualidades e competências, no ser e estar no online. Esse perfil relaciona-se com a forma de uso do virtual, e sua fluência na utilização constante dos espaços, interfaces e ferramentas que cada um desenvolve e apropria-se. Tendo essa assertiva como eixo de análise, o presente artigo vem destacar a importância dos estilos de uso do espaço virtual para as aprendizagens na Educação a Distância. Assim, o estudo realizado traz resultados de investigações já desenvolvidas, fundamentadas e validadas cientificamente, cujo objetivo foi caracterizar a forma de uso do virtual e a sua influência nas estratégias didático-pedagógicas nos cursos de educação a distância. A metodologia de investigação utilizada foi a qualitativa. Os resultados destacam características e elementos para entender como os estilos de uso do espaço virtual facilitam a elaboração de estratégias de aprendizagem para as práticas pedagógicas em educação a distância, sugerindo e orientando a forma de utilizar.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Daniela Melaré Vieira Barros, Universidade Aberta - Portugal Departamento de Educação e Ensino a Distância

Professora Doutora Daniela Melaré Vieira Barros - Brasileira / Italiana/ Portuguesa -Pedagoga, Especialista em Instrucional Designer, Especialista em Administração em Educação a Distância, Mestrado em Engenharia dos Media para a Educação Euromime-Erasmus Mundus-Portugal, Espanha e França, Mestrado em Educação pela UNESP- BRASIL, Doutoramento em Educação UNESP -BRASIL, Pós -Doutoramento pela UNICAMP e o segundo Doutoramento realizado e premiado pela UNED de Madrid, Colaboradora da Open University no projeto COLEARN, Editora Colaboradora da Revista: Estilos de Aprendizaje e Docente Auxiliar da Universidade Aberta, Lisboa, Portugal.

Published

2020-03-26

How to Cite

Vieira Barros, D. M. (2020). Didática e estilos de uso do virtual para a Educação a Distância. Revista Diálogo Educacional, 20(64). https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.064.DS06