“Black Mirror” e aprendizagens em rede: distopia, retrotopia e utopias em vivências (trans)formadoras na educação

Authors

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.062.DS09

Abstract

O presente artigo apresenta três experiências de pesquisa desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa Aprendizagem em Rede, fomentadas com episódios da série de TV britânica “Black Mirror - BM”. Tendo como objetivo os estudos da cultura e educação digitais, a primeira vivência (trans)formativa se deu no interior do grupo de estudos, seguida de outra que envolveu o grupo e estudantes da Faculdade de Educação e uma última, com jovens que cumprem medidas sócioeducativas em regime semi-aberto. Sob o viés teórico de estudos recentes da cibercultura, destacam-se conceitos tratados por Pierre Lévy (1999, 2014) e por André Lemos (2018), em diálogo com conceitos de distopia (JACOBY, 2007), retrotopia (BAUMAN, 2017) e utopia (FREIRE, 2006a). A análise, em meio a pesquisa narrativa (CLANDININ e CONNELLY, 2011), considerou que no mundo atual coexistem movimentos

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Adriana Rocha Bruno, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil(2007)
Professor Associado 2 da Universidade Federal de Juiz de Fora , Brasil

Judilma Aline Silva, UFJF

Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil(2019)
Estágio Docência da Universidade Federal de Juiz de Fora , Brasil

Sebastião Gomes Almeida Júnior

Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil(2019)
Servidor da SEJF/ Professor PRB-Artes da Prefeitura de Juiz de Fora , Brasil

Published

2019-10-02

How to Cite

Bruno, A. R., Silva, J. A., & Almeida Júnior, S. G. (2019). “Black Mirror” e aprendizagens em rede: distopia, retrotopia e utopias em vivências (trans)formadoras na educação. Revista Diálogo Educacional, 19(62), 1078–1104. https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.062.DS09