“Black Mirror” e aprendizagens em rede: distopia, retrotopia e utopias em vivências (trans)formadoras na educação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.062.DS09

Resumen

O presente artigo apresenta três experiências de pesquisa desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa Aprendizagem em Rede, fomentadas com episódios da série de TV britânica “Black Mirror - BM”. Tendo como objetivo os estudos da cultura e educação digitais, a primeira vivência (trans)formativa se deu no interior do grupo de estudos, seguida de outra que envolveu o grupo e estudantes da Faculdade de Educação e uma última, com jovens que cumprem medidas sócioeducativas em regime semi-aberto. Sob o viés teórico de estudos recentes da cibercultura, destacam-se conceitos tratados por Pierre Lévy (1999, 2014) e por André Lemos (2018), em diálogo com conceitos de distopia (JACOBY, 2007), retrotopia (BAUMAN, 2017) e utopia (FREIRE, 2006a). A análise, em meio a pesquisa narrativa (CLANDININ e CONNELLY, 2011), considerou que no mundo atual coexistem movimentos

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Biografía del autor/a

Adriana Rocha Bruno, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil(2007)
Professor Associado 2 da Universidade Federal de Juiz de Fora , Brasil

Judilma Aline Silva, UFJF

Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil(2019)
Estágio Docência da Universidade Federal de Juiz de Fora , Brasil

Sebastião Gomes Almeida Júnior

Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil(2019)
Servidor da SEJF/ Professor PRB-Artes da Prefeitura de Juiz de Fora , Brasil

Publicado

2019-10-02

Cómo citar

Bruno, A. R., Silva, J. A., & Almeida Júnior, S. G. (2019). “Black Mirror” e aprendizagens em rede: distopia, retrotopia e utopias em vivências (trans)formadoras na educação. Revista Diálogo Educacional, 19(62), 1078–1104. https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.062.DS09