Configuração do campo da avaliação educacional na década de 1980 no Brasil

Authors

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.064.AO07

Abstract

O artigo apresenta a configuração do campo da avaliação educacional no Brasil a partir da produção de alguns intelectuais interessados na temática durante a década de 1980. A metodologia adotada na pesquisa foi a análise de conteúdo, a fim de descrever e interpretar as produções desses autores sobre determinados aspectos da avaliação educacional. Os dados foram organizados em duas abordagens de avaliação, como resultado e como processo. Nelas, as discussões se enquadraram em quatro eixos: concepção de avaliação; atores do processo avaliativo; métodos utilizados; e usos dos resultados da avaliação. As duas perspectivas consideradas possuem aproximações que indicam complementaridades quanto à importância da avaliação, à necessidade de qualificar os avaliadores, à diversificação dos métodos e ao uso dos resultados para melhorar o que foi avaliado. Com isso a pesquisa mostra que a lógica de funcionamento desse campo durante os anos 1980 no Brasil encontrava-se centrada na complementaridade das ideias sobre diferentes aspectos da avaliação educacional.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Regilson Maciel Borges, Professor do Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com pós-doutorado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professor Adjunto do Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras (UFLA)

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO (DED)

Campus Universitário

Caixa Postal 3037

CEP 37200-000

Lavras – MG

Telefone geral: (35) 38291445

 

José Carlos Rothen, Professor do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) com pós-doutorado pela Université de Strasbourg, UNISTRA, França. Professor Associado do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Departamento de Educação
Prédio CECH - Piso 1 - Universidade Federal de São Carlos
Rodovia Washington Luiz, Km 235 - CEP-13565-905 - Caixa Postal 676 - São Carlos - SP
Fone/Fax: (16) 3351-8365

Published

2020-03-26

How to Cite

Borges, R. M., & Rothen, J. C. (2020). Configuração do campo da avaliação educacional na década de 1980 no Brasil. Revista Diálogo Educacional, 20(64). https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.064.AO07