A obra Prática da Escola Serena: autoeducação e formação cultural como princípios educativos

Authors

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.061.DS09

Abstract

O presente artigo pretende explorar a obra Prática da Escola Serena, escrita em 1946, pelo intelectual paranaense Erasmo Pilotto (1910-1992), mostrando o papel dado à cultura e à autoeducação como princípios educativos. A obra constituiu-se numa síntese das ações protagonizadas pelo intelectual durante sua atuação na Escola de Professores de Curitiba e no Instituto Pestalozzi, no período de 1938 a 1947. A ação nesses espaços permitiu à Pilotto atuar no campo educacional, integrando a cultura e a educação na formação de uma cultura geral para os professores. Essa concepção teve como uma de suas fontes a interlocução das concepções educacionais do filósofo italiano Giovanni Gentile, que foram ressignificadas pelo intelectual em suas obras e iniciativas no campo educacional paranaense. As leituras dadas pelo intelectual às teses de Gentile motivaram-no a conceber a formação de professores, apoiado em uma ampla cultura geral e não em uma formação baseada apenas na prática. Para alcançar os objetivos desta investigação, será utilizada a teoria praxiológica de Bourdieu, o que permitirá analisar as interações do intelectual no campo educacional.

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Author Biography

Rossano Silva, Universidade Federal do Paraná

Professor do Progrma de Pós-graduação em educação da UFPR, acadêmico e profissional

Professor do Departamento de Expressão Gráfico da UFPR.

Doutor e mestre em Educação pela UFPR.

Licenciado em Desenho pela EMBAP/UNESPAR

Published

2019-07-01

How to Cite

Silva, R. (2019). A obra Prática da Escola Serena: autoeducação e formação cultural como princípios educativos. Revista Diálogo Educacional, 19(61), 688–709. https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.061.DS09