Educação continuada coletivizada como espaço de investigação da socialização de professores
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v10i31.2479Abstract
Este artigo discute o papel dos cursos de formação continuada na socialização profissional de professores a partir do estudo exploratório que teve como finalidade contribuir com pistas para refinamento teórico-metodológico na utilização das categorias conceituais de Pierre Bourdieu como referencial teórico da pesquisa acerca da socialização profissional de professores em contextos de educação continuada. Como instrumentos de coleta de dados, a pesquisa contou com realização de entrevista com cinco professores, uso de questionário para caracterização desses sujeitos e sessões de observação num curso de formação continuada que ocorreu na ocasião da realização das entrevistas. A análise dos dados apontou a importância dos cursos de formação continuada para atualização, revigoramento e troca de experiências, mas também evidenciou a manifestação de não aceitação de alguns professores perante o que era proposto nos cursos. Tais constatações levaram a pensar na hipótese de que, de um lado, possam existir disposições duradouras incorporadas nos professores, ou seja, facetas de habitus relativas à profissão docente que comandam a sua visão sobre os cursos de formação continuada, levando-os a práticas que afetam a interpretação e assimilação de novas informações. Mas, por outro lado, é possível que também existam disposições que vão se alterando, vão se reestruturando a partir das relações de cada sujeito nas circunstâncias dos cursos. Nessa perspectiva, a educação continuada coletivizada pode ser considerada espaço propício para se investigar como se dá a socialização entre professores. O desvendamento desse espaço pode contribuir para a compreensão da profissionalização docente.Downloads
References
ALVES-MAZZOTI, A. J.; GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa qualitativa e quantitativa. Rio de janeiro: Thomson Pioneira, 1998.
ARAÚJO, I. A. Educação continuada: traços, trilhas e rumos da coordenação pedagógica. 2001. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação de Brasília. Universidade de Brasília, Brasília.
ANDRÉ, M. E. D. A. et al. Estado da arte da formação de professores no Brasil. Educação e Sociedade, v. 20, n. 68, p. 301-309, 1999.
AQUINO, J. G.; MUSSI, M. C. As vicissitudes da formação docente em serviço: a proposta reflexiva em debate. Educação e Pesquisa, v. 27, n. 2, p. 211-227, 2001.
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
BOURDIEU, P. Os três estados do capital cultural. In: NOGUEIRA, M. A.; CATANI, A. (Org.). Escritos de educação. Petrópolis: Vozes, 2002. p. 71-79.
BOURDIEU, P. Esboço de uma teoria da prática. In: ORTIZ, Renato. A sociologia
de Pierre Bourdieu. São Paulo: Olho d’água, 2003, p. 39-72.
BRZEZINSKI, Í.; GARRIDO, E. Análise dos trabalhos do GT formação de professores: o que revelam as pesquisas do período 1992-1998. Revista Brasileira de Educação, n. 18, p. 82-100, 2001.
CANDAU, V. M. Formação continuada de professores: tendências atuais. In: CANDAU, V. M. (Org.). Magistério: construção cotidiana: Petrópolis: Vozes, 1997. p. 51-68.
CHAMON, E. M. Q. O. A formação continuada e o processo de socialização profissional de professores. In: Congresso Brasileiro de Sociologia , 11., 2003, Campinas. Anais... Campinas: Unicamp, 2003. p. 115.
FREITAS, M. N. C. Organização escolar e socialização profissional de professores iniciantes. Cadernos de Pesquisa, n. 115, p. 155-172, 2002.
GIOVANNI, L. M. O ambiente escolar e ações de formação continuada. In: TIBALLI, E. A.; CHAVES, S. M. (Org.). Concepções e práticas de formação de professores: diferentes olhares. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. p. 207-224.
GUIMARÃES, V. S.; SOUSA, L. F. E. C. P. A socialização profissional e o aprendizado da profissão docente. In: Encontro Nacional de
Did ática e Prática de Ensino : Conhecimento Local e
conhecimento universal , 12., 2004, Curitiba. Anais... Curitiba, PUCPR, 2004. p. 1743-1753. 1 CD-ROM.
LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
LUDKE, M. A socialização profissional de professores. Caxambu: Anped, 1994. (mimeo).
LUDKE, M. Sobre a socialização profissional de professores. Cadernos de pesquisa, n. 99, p. 5-15, 1996.
LUDKE, M. Socialização profissional de professores: as instituições
formadoras. Relatório final de pesquisa. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1998. Disponível em: <http://www.cfch.ufrj.br/nec/pesquisa2. html/>. Acesso em: 8 jun. 2003.
MARCELO GARCIA, C. Aprender a enseñar: um estúdio sobre el processo de socialización de profesores principiantes. Madrid: Centro de Publicaciones del Ministério de Educación y Ciência: C.I.D.E., 1991.
MARCELO GARCIA, C. Formação de professores: o conhecimento sobre o aprender e ensinar. Revista Brasileira de Educação, n. 9, p. 51-75, 1998. MARIN, A. J. Educação continuada: introdução a uma análise de termos e concepções. Cadernos CEDES, n. 36, p. 13-20, 1995.
MARIN, A. J. Propondo um novo paradigma para formar professores a partir das dificuldades e necessidades históricas nessa área. In: REALI, M. A.; MIZUKAMI, M. das G. N. Formação de professores: tendências atuais. São Carlos: EDUFSCar, 1996. p. 153-165.
NASCIMENTO, M. das G. C. de A. A escola como espaço de formação continuada de professores: análise de uma experiência. 1996. 132 f. Dissertação(Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1996.
NUNES, J. B. C. O processo de socialização na profissão docente. In: Encontro Nacional de Did ática e Prática de Ensino : Igualdade
e diversidade na Educa ção , 11., 2002, Goiânia. Anais... Goiânia:
multipolo, 2002. p. 1-24. 1. CD-ROM.
PORTO, Y. da S. Formação continuada: a prática pedagógica recorrente. In: MARIN, Alda Junqueira. (Org.). Educação continuada. Campinas: Papirus, 2000. p. 11-37. (Coleção Magistério: formação e trabalho pedagógico).
ZEICHNER, K. Tendências da pesquisa sobre formação de professores no Estados Unidos. Revista Brasileira de Educação, n. 9, p. 76-87, 1998.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.