A documentação da Câmara dos Deputados: fonte para a história da instrução no Império (1826-1834)

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.061.AO09

Résumé

Adotando os procedimentos metodológicos da teorização de fontes (FARIA FILHO, 1997a; NUNES, 2005) e dialogando com a historiografia da educação imperial, o artigo tem por objetivo identificar e apontar as características e possibilidades da documentação existente no Arquivo Histórico da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), com vistas à produção de fontes para o estudo da história da instrução elementar no Brasil Império. Detêm-se cronologicamente nos anos de 1826 a 1834, fase da centralização do ensino elementar imperial. As conclusões apontam para a hipótese de que da documentação custodiada no Arquivo Histórico da Câmara dos Deputados emerge um duplo testemunho para a pesquisa sobre a história da escolarização no Império: de uma parte, as diferentes atitudes políticas em torno da escola e da escolarização da infância no país, mediadas por agentes políticos designados representantes da nação; de outra parte, a partir das referências aos contextos concretos vivenciados no país à época — particularmente de professores e outras pessoas envolvidas diretamente com o mundo da escola —, sentidos e significados sobre a história da educação na fase da centralização do ensino elementar, pouco observados até o momento, mas que podem vir a ser mais bem evidenciados pelo estudo do tipo de escola e escolarização que ali se vinha produzindo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Juarez José Tuchinski dos Anjos, Universidade de Brasília

Doutor em Educação. Professor Adjunto de História da Educação e História da Educação Brasileira no Departamento de Teorias e Fundamentos da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.

Téléchargements

Publiée

2019-07-01

Comment citer

Anjos, J. J. T. dos. (2019). A documentação da Câmara dos Deputados: fonte para a história da instrução no Império (1826-1834). Revista Diálogo Educacional, 19(61), 882–898. https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.061.AO09