Estudos sobre Trabalho docente

Authors

  • Andréa Rocio Caldas UFPR

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v10i30.2452

Abstract

Este trabalho procura sintetizar as principais tendências de pesquisa nos estudos sobre o trabalho docente, a partir da análise de resumos de trabalhos indexados nos últimos 20 anos. Elenca as temáticas e abordagens metodológicas mais recorrentes, como o objetivo de estabelecer um panorama preliminar do estado da arte da pesquisa sobre trabalho docente no Brasil. Os subtemas escolhidos como descritores da pesquisa na base de dados estabeleceram como recorte o universo da educação básica e buscaram exarar as temáticas mais frequentes nos trabalhos em tela, a fim de estabelecer sumariamente um quadro das discussões de conteúdo presentes na investigação sobre o trabalho docente.

Downloads

Download data is not yet available.

References

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS

ANÍSIO TEIXEIRA – INEP. Estatísticas dos professores no Brasil. Brasília:

INEP, 2004.

KUENZER, A. Desafios teórico-metodológicos da relação trabalho-educação e o papel social da escola. In: FRIGOTTO, G. Educação e crise do trabalho. Rio de Janeiro: Vozes, 1998. p. 55-75.

NUNES, C. Saberes docentes e formação de professores(as): panorama da pesquisa

brasileira. Educação & Sociedade, v. 22, n. 74, p. 77-96, 2001.

PIMENTA, S. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA,

S.; GHEDIN, E. (Org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002. p. 17-52.

VALENTE, W.; ANDRÉ, M. Pesquisas sobre o cotidiano da prática docente.

Psicologia da Educação, n. 6, p. 29-48, 1998.

WARDE, M. Pesquisa em educação: entre Estado e a Ciência. In: BRANDÃO, Z. et al. Universidade e educação. Campinas, SP: Papirus; Cedes; São Paulo:

Ande; Anped, 1992. p. 58-63. (Coletânea CBE)

Published

2010-07-07

How to Cite

Rocio Caldas, A. (2010). Estudos sobre Trabalho docente. Revista Diálogo Educacional, 10(30), 353–365. https://doi.org/10.7213/rde.v10i30.2452