Formação continuada de professores na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte: o que dizem as teses e dissertações (1986-2005) sobre o assunto?

Authors

  • Júlio Emílio Diniz-Pereira UFMG
  • Cláudia Caldeira Soares[ UNIPAC

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v10i30.2446

Abstract

Este artigo procurou analisar as teses e dissertações produzidas, entre 1986 e 2005, sobre a Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (RME/PBH), tendo como foco a formação docente. As produções acadêmicas levantaram muitas críticas em relação à formação “inicial” de professores. Muitos problemas também foram citados sobre a formação continuada dos profissionais do ensino e as limitações da escola como locus privilegiado dessa formação. Por fim, este estudo enfatizou as soluções encontradas na (pela) própria RME/PBH para enfrentar os problemas relacionados ao desenvolvimento profissional de seus professores.

Downloads

Download data is not yet available.

References

AGUIAR, A. M. de S. A relação de professoras do ensino fundamental com o conhecimento e a informação: das orientações familiares aos investimentos atuais. 2002. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2002.

AZEVEDO, A. L. de F. Rede de trocas: um estudo sobre os significados de narrativas de experiências na formação docente. 2002. 176 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2002.

BAPTISTA, M. C. A (de)formação da professora alfabetizadora. 1996. 241 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1996.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Setenta, 1979.

BARROS, K. de O. S. As intencionalidades e os desdobramentos do CAPP no trabalho dos professores da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte.

263 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2004.

CABRAL, A. N. M. Professoras leitoras nos anos inicias do ensino

fundamental: procurando entender as determinações desse processo. 2005. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2005.

DAMASCENO, A. R. Da formação no corredor ao corredor de formação:

a troca de experiências como alternativa para a gestão dos dilemas e desafios da prática pedagógica de professores de Língua Portuguesa. 2002. 201 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2002.

RAHME, M. M. F. Trajetórias profissionais de educadores e formação em

serviço: o caso do CAPE (1991-2000). 2002. 186 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2002.

SOARES, C. C. Construindo a escola plural: a apropriação da Escola Plural por docentes do 3º ciclo do ensino fundamental. 2000. 201 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2000.

Published

2010-07-07

How to Cite

Diniz-Pereira, J. E., & Caldeira Soares[, C. (2010). Formação continuada de professores na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte: o que dizem as teses e dissertações (1986-2005) sobre o assunto?. Revista Diálogo Educacional, 10(30), 335–352. https://doi.org/10.7213/rde.v10i30.2446