Significações de Estética: desafios para a educação estética com base em um curso superior de Design

Authors

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.061.AO03

Abstract

Esta pesquisa teve por objetivo identificar as significações de Estética junto a discentes de um curso superior de Design, tendo em vista a Educação Estética. Trata-se de uma investigação de cunho qualitativo e exploratório-descritivo. Os métodos utilizados foram a revisão bibliográfica e um estudo de caso. O campo de estudo foi um Curso Superior Tecnológico (CST) em Design e os discentes do referido curso constituíram o público-alvo da investigação. No estudo de caso utilizou-se o questionário on-line para coletar os dados. Dada a natureza qualitativa dos dados, utilizou-se o método dos “núcleos de significação” para analisá-los. Três núcleos de significações de Estética foram identificados: 1) Estética é aparência; 2) Estética como categorias estéticas; 3) Estética como conhecimento sensível. A presente pesquisa, ao identificar as significações de estética segundo a visão dos discentes de um curso superior de Design, oferece meios para compreender e estruturar uma educação Estética que permita integrar a Estética, o Design e a Educação, com vistas a educar esteticamente o homem para desenvolver a sua liberdade.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Humberto Costa, Universidade do Porto / Portugal.

Pós-doutorado em Engenharia e Gestão Industrial (Service Design) pela Universidade do Porto. Doutor em Design (Service Design) e Doutor em Educação (Educação Estética) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Filosofia e especialista em Leitura de Múltiplas Linguagens pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Graduado em Design do Produto. Profissionalmente, atua como professor em cursos de Design Gráfico, Design de Interiores, Design do Produto, Design Digital, Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Relações Internacionais. Também atua como professor em cursos de Pós-Graduação (Lato Sensu). Atuou como coordenador do MBA em Business Design, MBA em Design Estratégico e Inovação e como coordenador do Curso de Especialização em Direção de Arte, Design e Estratégias Criativas. Atualmente, é revisor e consultor ad-hoc de periódicos científicos na área do Design. Bolsista do CNPq – Brasil.

Tania Stoltz, Universidade Federal do Paraná

Graduada em Pedagogia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1987), em Educação Artística pela Faculdade de Educação Musical do Paraná (1984), mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1992), doutora em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001), pós-doutora pelos Archives Jean Piaget, em Genebra, Suíça (2007) e pós-doutora pela Alanus Hochschule, Alemanha (2011-2012). Coordenadora do acordo de cooperação científica entre a Universidade Alanus (Alemanha) e a Universidade Federal do Paraná. Professora com dedicação exclusiva na Universidade Federal do Paraná, atualmente como Associado IV.  Membro do Board of Directors da Jean Piaget Society, EUA, gestão 2016-2019. Bolsista produtividade do CNPq.

Published

2019-07-01

How to Cite

Costa, H., & Stoltz, T. (2019). Significações de Estética: desafios para a educação estética com base em um curso superior de Design. Revista Diálogo Educacional, 19(61), 777–791. https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.061.AO03