O uso do laptop em contexto escolar: um inventário das produções acadêmicas relacionadas ao PROUCA

Autores

  • Marcos Antonio Alves Filho Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Joana Peixoto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)
  • Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar Universidade Federal de Goiás (UFG)

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.058.DS05

Resumo

Na busca de compreender as produções acadêmicas sobre o uso do laptop do PROUCA no ambiente escolar, foi realizado um estado do conhecimento com teses publicadas na Biblioteca Brasileira Digital de Teses e Dissertações (BDTD), no período de 2005 a 2016. Foram encontradas 11 teses que discutem o uso do laptop em contexto escolar brasileiro, que após sistemática análise de seus elementos constituivos, evidenciou três eixos de análise: 1) naturalização da necessidade social da inclusão digital, 2) ênfase na atividade do aluno e 3) uso do laptop para a mudança da prática docente. Os dados nos revelam que estas teses são fundamentadas na lógica do uso dos aparatos digitais na escola como base para o consumo de TIC, na negação das contradições históricas de implementação do PROUCA, por fazerem alusão a uma suposta inclusão promovida pelo uso de laptops e na separação dos produtos da atividade humana (os aparatos tecnológicos) das suas condições materiais de produção e de consumo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Antonio Alves Filho, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Licenciando em Ciências Biológicas na Universidade Federal de Goiás (UFG). Bolsista Prolicenciatura. É integrante dos grupos de pesquisa KADJÓT (Grupo Interinstitucional de Estudos e Pesquisas sobre as relações entre as Tecnologias e a Educação) e COLLIGAT - [(Re)pensado a formação de professores de Ciências e Biologia]

Joana Peixoto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (1982), especialização em Informática e Educação pela Unicamp (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (1991), DEA - Approches Plurielles en Sciences de lÉducation (2002) e doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Paris 8 (2005). Atualmente é professora colaboradora no Mestrado Profissional em Educação Para Ciências e Matemática no Instituto Federal de Educação, Cência e Tecnologia de Goiás e no Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Educação da PUC GOIÁS. É líder do Kadjót - Grupo Interinstitucional de Estudos e Pesquisas sobre as relações entre as tecnologias e a educação. Tem experiência em formação de professores, com ênfase na área de tecnologia e educação, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia e educação, informática e educação, mídia e educação, educação a distância e na relação destes temas com a formação de professores.

Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), na linha de pesquisa de Teorias Pedagógicas e Processos Educacionais. Mestre em Biologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Cursou especialização em Formação de Professores, com foco em Educação Ambiental, pela PUC Goiás. Graduou-se em Ciências Biológicas, licenciatura e bacharelado, pela PUC Goiás. Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) e do Departamento de Educação em Ciências (DEC) no Instituto de Ciências Biológicas (ICB) - UFG. É integrante dos grupos de pesquisa KADJÓT (Grupo Interinstitucional de Estudos e Pesquisas sobre as relações entre as Tecnologias e a Educação) e COLLIGAT - [(Re)pensando a formação de professores de Ciências e Biologia]. Vice-coordenadora do Fórum de Licenciatura, regional Goiânia, da UFG (2016-2020). Tem experiência na área de educação, com ênfase em educação e tecnologias, teorias da educação, processos pedagógicos, formação de professores e educação em Ciências.

Downloads

Publicado

2018-09-28

Como Citar

Alves Filho, M. A., Peixoto, J., & Echalar, A. D. L. F. (2018). O uso do laptop em contexto escolar: um inventário das produções acadêmicas relacionadas ao PROUCA. Revista Diálogo Educacional, 18(58), 693–712. https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.058.DS05