Trajetórias e práticas pedagógicas entre professores de sociologia

Authors

  • Amurabi Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.060.AO01

Abstract

As pesquisas sobre ensino de sociologia têm sido ampliadas nos últimos anos, especialmente após o retorno da sociologia ao currículo escolar em 2008. Neste contexto a questão da formação e atuação dos professores de sociologia tornou-se central, o que tem demandado uma reflexão mais apurada por parte dos pesquisadores sobre este ponto. Este artigo visa contribuir para esta discussão analisando a relação entre trajetórias e práticas pedagógicas, a partir da ideia de disposições incorporadas duráveis (habitus) entre professores de sociologia que atuam no ensino médio. Observaram-se através de entrevistas semiestruturadas pontos de aproximação e de distinção entre os formados em ciências sociais e aqueles formados em outras áreas, o que se relaciona também às condições sob as quais são produzidas as práticas. Conclui-se que a prática docente é um fenômeno que se produz na relação entre as trajetórias e as condições objetivas, que incidem sobre as aspirações subjetivas e as realizações objetivas dos agentes.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Amurabi Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisador do CNPq.

Published

2019-03-22

How to Cite

Oliveira, A. (2019). Trajetórias e práticas pedagógicas entre professores de sociologia. Revista Diálogo Educacional, 19(60), 308–327. https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.060.AO01