Competências docentes mapeadas em publicações do Brasil, da Espanha e Suécia na transição do século XX para o XXI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.057.AO01

Resumo

Na década de 1970, passaram a ser requisitados dos trabalhadores novos domínios teóricos, técnicos e relacionais, fazendo emergir o paradigma das competências, que se inseriu no mundo laboral, delimitando um campo difuso e aberto a novas descobertas relativas ao seu conceito, a sua constituição e aplicabilidade. Constitui-se como objetivo desta pesquisa classificar as competências profissionais por meio da análise de publicações realizadas no Brasil, na Espanha e Suécia, na transição do século XX para o século XXI, distinguindo, a partir de dimensões identificadas, as competências transversais atribuídas aos trabalhadores de forma geral daquelas vinculadas especificamente aos docentes. Tendo como suporte as pesquisas bibliográfica e documental e a abordagem qualitativa, os dados foram coletados mediante a análise de autores de referência, de documentos de órgãos governamentais e de entidades dos três países. Os resultados indicam que as competências transversais destacadas são vinculadas a dez dimensões e que, na definição das competências específicas da docência, existe a necessidade de incluir a dimensão conceitual, em função de o docente ter, entre suas exigências profissionais, a compreensão de diferentes perspectivas pedagógicas e sua repercussão nos processos de ensino e aprendizagem.

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Biografia do Autor

Marlene Zwierewicz, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP

Professora Pesquisadora do Mestrado Profissional em Educação Básica da Uniarp; Coordenadora adjunta da Rede Internacional de Escolas Criativas - RIEC, com sede na Espanha. Editora no Brasil da Revista Electrónica de Investigación y Docencia - REID, com sede na Espanha

Roberto Moraes Cruz, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Professor Pesquisador do Programa de Doutorado em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Ramon Garrote, Universidade de Borås – UB

Pesquisador da Universidade de Borås – UB, especialista na interação homem-computador e computador e sociedade

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Publicado

2018-06-26

Como Citar

Zwierewicz, M., Moraes Cruz, R., & Garrote, R. (2018). Competências docentes mapeadas em publicações do Brasil, da Espanha e Suécia na transição do século XX para o XXI. Revista Diálogo Educacional, 18(57), 437–461. https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.057.AO01