Educação ambiental e os processos formativos em tempos de crise

Autores

  • Mauro Guimarães Universidade Federal do Tocantins. Campus de Tocantinópolis-TO
  • Noeli Borek Granier Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.055.DS06

Resumo

Este estudo investiga as potencialidades de outras epistemologias em processos formativos de educadores ambientais, a partir de experiências de “ComVivência Pedagógica” com comunidades indígenas, enquanto referenciais para outras visões de mundo e para um “reencontro com o natural”. Diante da grave e complexa crise socioambiental atual, parte-se da constatação de que a perspectiva epistemológica da modernidade, construída sob o paradigma disjuntivo e reducionista de abordagem do meio socioambiental, combinado à visão utilitarista da natureza, afasta o ser humano de sua essência de ser natural. Ressaltando que formação de educadores ambientais requer constantemente abordagens que propiciem a desconstrução dos padrões hegemônicos, propõe o diálogo de saberes, pelo prisma da interculturalidade crítica, para a construção de outras formas de ser, fazer e conhecer. As experiências de “reencontro com o natural”, combinadas à estratégia metodológica da “ComVivência Pedagógica” com outros referenciais, revelaram grande pedagogicidade para o processo formativo de educadores ambientais.

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Biografia do Autor

Mauro Guimarães, Universidade Federal do Tocantins. Campus de Tocantinópolis-TO

Licenciado e Bacharel em Geografia. Mestre em Educação e Doutorando em Ciências do Ambiente. Professor Assistente da (UFT) Universidade Federal do Tocantins. Campus de Tocantinópolis-TO. Curso de Pedagogia.

Noeli Borek Granier, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Pedagoga e Mestre em Educação do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGEduc) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro  (UFRRJ).

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Publicado

2017-12-19

Como Citar

Guimarães, M., & Granier, N. B. (2017). Educação ambiental e os processos formativos em tempos de crise. Revista Diálogo Educacional, 17(55), 1574–1597. https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.055.DS06