Estratégias católicas de formação de professores e circulação de modelos culturais e pedagógicos no Brasil e em Portugal

Authors

  • Evelyn Almeida Orlando Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, PR, Brasil
  • Maria João Mogarro Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.15.046.DS07

Abstract

Este artigo trata das estratégias católicas de formação docente utilizadas no Brasil e em Portugal a partir da circulação de modelos culturais e pedagógicos que contribuiu para configurar os debates e as práticas educacionais nesses dois países. Dois periódicos foram considerados como fontes privilegiadas neste trabalho: O Boletim Catequético e o Boletim Escola Portuguesa. Ambos, destinados a professores, foram analisados considerando as estratégias de produção e práticas discursivas mobilizadas por esses periódicos com o objetivo de formar um perfil de professor que conjugava em si valores e comportamentos coerentes com os projetos educacionais do Estado e da Igreja. O aporte teórico metodológico se apoiou nas representações e nas práticas discursivas desses dois boletins, considerando a circulação de saberes pedagógicos que serviram para configurar saberes inerentes à formação e à profissão docente, a partir da ótica de Nóvoa (1987), Mogarro (2001), Pintassilgo (2011, 2012) e Pintassilgo, Mogarro & Henriques (2010, 2012). A análise desses periódicos permitiu verificar que os projetos educacionais veiculados pelos católicos, tanto no Brasil quanto em Portugal, se valeu de uma amálgama de várias fôrmas para instituir um projeto de educação eficaz em sintonia com os princípios dos regimes de cada país.keywords: Circulação de modelos culturais. Impressos. Formação de professores.

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Published

2015-07-13

How to Cite

Almeida Orlando, E., & Mogarro, M. J. (2015). Estratégias católicas de formação de professores e circulação de modelos culturais e pedagógicos no Brasil e em Portugal. Revista Diálogo Educacional, 15(46), 749–769. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.15.046.DS07