Arithmetic Intuitive: of Primary object lessons for legislation
DOI:
https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.049.DS03Abstract
Nos primeiros anos de República, o método intuitivo se fez presente nos discursos pedagógicos como carro-chefe para a renovação pedagógica que se almejava. Considerando que o manual Primeiras Lições de Coisas, produzido pelo americano N. Calkins e traduzido por Rui Barbosa, é um reconhecido material pedagógico que documenta como o ensino intuitivo deveria ser aplicado pelos professores, este estudo se propõe à análise dos saberes elementares aritméticos presentes no referido manual a fim de verificar se houve a apropriação do mesmo pela legislação educacional paranaense nas primeiras décadas do século XX. As análises revelam que a adoção do método intuitivo e do manual Primeiras Lições de Coisas pela legislação educacional paranaense estava atrelada à criação dos Grupos Escolares no Estado do Paraná e, consequentemente, às novas finalidades dadas à escola primária.Downloads
References
BASTOS, M. H. C. Método intuitivo e lições de coisas por Ferdinand Buisson. História da Educação, v. 17, n. 39, jan./abr. 2013. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S2236-34592013000100013>. Acesso em 01/08/2016.
CALKINS, N. A. Primeiras Lições de Coisas: Manual de ensino elementar para uso dos paes e professores. Tradução de Rui Barbosa. Rio de Janeiro. Ministério da Educação e Saúde. v. 23, Tomo I. Obras completas. 1950.
CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, n. 2, p. 177-229, 1990.
JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, n. 1, p. 9-43, jan/jun, 2001.
PARANÁ. Decreto n. 93, de 11 de março de 1901. Regulamento da Instrução Pública do Estado do Paraná. Leis, Decretos e Regulamentos do Estado do Paraná, 1901. Curitiba, Typ. da Penitenciária do Ahú. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123700>. Acesso em: 25/07/2016.
PARANÁ. Decreto n. 710, de 18 de outubro de 1915. Código do Ensino do Estado do Paraná. Leis, Decretos e Regulamentos do Estado do Paraná, 1915. Curitiba, Typ. da Penitenciária do Ahú. Disponível em: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99744. Acesso em: 25/07/2016.
PARANÁ. Portaria n. 4 de 17 de janeiro de 1914. Aprova as instruções e a nova organização do programa. In: PARANÁ. Relatório apresentado ao Secretário do Interior, Justiça e Instrucção Pública do Paraná pelo Dr. Francisco Ribeiro de Azevedo Macedo. Curitiba: Tip. da Penitenciária Geral do Estado, 1914b, 75 p. Disponível em: <http://www.arquivopublico.pr.gov.br/arquivos/File/RelatoriosSecretarios/Ano1914MFN818.pdf>. Acesso em: 25/07/2016.
PARANÁ. Programas de ensino e sua execução nos institutos públicos do curso primário. Conselho Superior do Ensino Primário. 1916, PR. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123959. Acesso em: 25/07/2016.
PARANÁ. Regimento Interno das Escolas Públicas do Estado do Paraná. Amaral e Silva, Octavio Ferreira do, 1903. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/134515. Acesso em: 25/07/2016.
PARANÁ. Relatório apresentado ao Presidente do Estado do Paraná pelo Dr. Claudino Rogoberto Ferreira dos Santos. Curitiba: Tip. da Penitenciária Geral do Estado, 1913, p. 261 Disponível em: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99955. Acesso em: 25/07/2016.
PARANÁ. Relatório apresentado ao Secretário do Interior, Justiça e Instrucção Pública do Paraná pelo Dr. Francisco Ribeiro de Azevedo Macedo. Curitiba: Typ. da Penitenciária Geral do Estado, 1914a, p. 79 Disponível em: http://www.arquivopublico.pr.gov.br/arquivos/File/RelatoriosSecretarios/Ano1914MFN818.pdf. Acesso em: 25/07/2016.
PILOTTO, E. A educação no Paraná: Síntese sobre o ensino público elementar e médio. Rio de Janeiro: INEP, p. 130 1954. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/105388. Acesso em: 25/07/2016.
PINTO, N. B.; PORTELA, M. S.; CLARAS, A. F. A aritmética prática nos programas de ensino primário do Estado do Paraná (1901-1963). In: COSTA, D. A.; VALENTE, W. R. (Orgs.) Saberes matemáticos no curso primário: o que, como e por que ensinar. São Paulo: Livraria Editora Física, 2014, p. 99-122.
RUI BARBOSA. Reforma do ensino primário e várias instituições complementares da instrução pública. Obras completas. v. 5 1883, Tomo II. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Saúde, 1946.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.