Engajando estudantes por meio da redação bons casos: formação docente
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.052.DS04Resumo
O uso de problemas de contexto real em sala de aula objetiva a aprendizagem efetiva, a motivação e o engajamento de estudantes. Observa-se que as discussões promovidas nesse ambiente não alcançam esses propósitos se o caso não é bem escrito. Apresenta-se um estudo de caso sobre as dificuldades de professores na criação de estudos de caso e de aprendizagem baseada em problemas (PBL) que promovam o engajamento de estudantes. Foram analisados 30 casos redigidos por professores após a primeira parte das oficinas de formação docente da PUCPR e suas reflexões e discussões nesse processo. Avaliou-se a influência de um instrumento de apoio na redação de bons casos. O principal problema encontrado foi a presença de informações além do necessário, o que pode levar os estudantes a solucionar problemas em sala de aula, mas sendo incapazes de aplicar isso na vida real.
Downloads
Referências
ANDERSEN, E.; SCHIANO, B. Teaching with cases: a practical guide. Boston: Harvard Business School, 2014.
BARELL, J. Problem-based learning: an inquiry approach. Thousand Oaks: Corwin, 2007.
BARRET, T.; MOORE, S. New approaches to problem-based learning. New York: Routledge, 2011.
BARROW, H. S.; TAMBLYN, R. M. Problem-based learning: an approach to medical education. New York: Springer, 1980.
BIGGS, J. What the student does: teaching for enhanced learning. Higher Education Research & Development, v. 18, n. 1, p. 57-75, 1999. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1080/0729436990180105>. Acesso em: 28 abr. 2017.
CHRISTENSEN, C. M.; CARLILE, P. R. Course research: using the case method to build and teach management theory. Academy of Management Learning & Education, v. 8, n. 2, p. 240-251, 2009. Disponível em: <http://www.jstor.org/stable/40214593>. Acesso em: 1 maio 2017.
CRESWELL, J. Qualitative inquiry and research design: choosing among five approaches. 3. ed. New York: Sage, 2013.
ELLET, W. The case study handbook. Boston: Harvard Bussiness School, 2007.
ENGEL, C. H. Not just a method, but a way of learning. In: BOUD, D.; FELETTI, G. I. The challenge of problem-based learning. New York: Routledge, 1997.
GALLUCCI, K. Learning about the nature of Science with case studies. In: HERREID, C. F.; SCHILLER, N. A.; HERREID, K. F. Science stories: using case studies to teach critical thinking. Arlington: National Science Teachers Association, 2012.
HARDEN, R. M.; CROSBY, J. The good teacher is more than just a lecturer – the twelve roles of the teacher. Medical Teacher, v. 22, n. 4, p. 334-347, 2000. Disponível em: <http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/014215900409429>. Acesso em: 1 maio 2017.
HERREID, C. F. What makes a good case? In: ______. Start with a story: the case method of teaching. Arlington: National Science Teachers Association, 2007.
HERREID, C. F. Can case studies be used to teach critical thinking? In: HERREID, C. F.; SCHILLER, N. A.; HERREID, K. F. Science stories: using case studies to teach critical thinking. Arlington: National Science Teachers Association, 2012a.
HERREID, C. F. Introduction. In: HERREID, C. F.; SCHILLER, N. A.; HERREID, K. F. Science stories: using case studies to teach critical thinking. Arlington: National Science Teachers Association, 2012b.
MARZANO, R. J. The new art of science and teaching. Bloomington: Solution Tree, 2017.
SAVERY, J. R. Overview of problem-based learning: definitions and distinctions. In: WALKER, A. et al. Essential readings in problem-based learning: exploring and extending the legacy of Howard S. Barrows. West Lafayette: Purdue University, 2015.
SHULMAN, L. S. Taking learning seriously. Change: The Magazine of Higher Learning, v. 31, n. 4, p. 10-17, 1999. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1080/00091389909602695>. Acesso em: 1 maio 2017.
VEGA, G. The case writing workbook: a self-guided workshop. 2. ed. New York: Routleadge Taylor and Francis Group, 2017.
WIGGINS, G.; MCTIGHE, J. Understanding by design. 2. ed. Alexandria: Association for Supervision and Curriculum Development, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.