CULTURA Y POBREZA: ALCANCES CONCEPTUALES
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v4i11.7790Resumo
Dois grandes aspectos são analisados no texto: O primeiro diz respeito à pobreza em si, o seu caráter e os parâmetros de determinação da condição de pobre; O segundo aspecto analisado refere-se às implicações sociais da pobreza, como é o caso de questões de identidade das pessoas (com implicações sobre a busca da integração, do reconhecimento e do processo educacional), a deteorização dos laços sociais, a pobreza e cidadania, o status social e a pobreza e a relação entre o trabalho e a pobreza.Downloads
Referências
BAJOIT, Guy. La mutation de la politique sociale dans les Etats néo-libéraux, Ponencia Seminario Politicas Sociales, Universidad Católica de Valparaiso, 2002.
____ , Guy. Tout change, 2002. (en imprenta)
BENGOA, J., F.Márquez y S. Aravena. La desigualdad: testimonios de fines del siglo XX, Santiago:SUR, 2000.
BENGOA J. 1995. La pobreza de los modernos. Santiago: SUR, Marzo. (Temas Sociales, 3).
BECK, U. La teoría del riesgo. Madrid:Anthropos,. 1997
BOURDIEU, P.La distinctio. Paris: PUF, 1987.
_____ . Las estructuras sociales de la economía. Buenos Aires:Manantial, , 2001.
CASTEL, R. La metamorphoses de la question sociale. Paris: Fayard, 1995.
DE GAULEJAC, V. y I. TABOADA Leonetti. La Lutte des places. Paris: Desclée de Brouwer, 1994.
DE GAULEJAC, V. Etre sujet malgrais tout. Rev. Proposiciones, Santiago,v.34, 2002.
DURKHEIM, Emile. Les regles de la méthode sociologique. France: PUF, 1973.
EHREMBERG, A. La fatigue de etre soi meme. Paris: Odile Jacob, 1998.
GIDDENS, A. Modernidad e identidad del yo. Barcelona:Peninsula, 1995.
GEREMEK, Bronislaw, La Piedad y la Horca: Historia de la caridad y la miseria en Europa. Madrid; Alianza Universitaria,1989.
GEERTZ, Clifford.. Negara: El Estado – Teatro en el Bali del siglo XIX. Buenos Aires: Paidós Básica, 2000.
MÁRQUEZ, F. 2002. Los patios traseros de un Chile desigual, Ponencia Simposio “El Chile que viene”, Universidad de Harvard y el David Rockefeller Center for Latin American Studies, Boston, 28 de febrero – 2 de marzo 2002.
_____. Apuntes de terreno: los campamentos de Cerro Navia, En: Ciudadania y Desarrollo Local, IAF-SUR, Santiago: SUR,2002.
_____. La vida realizada -la vida postergada: la construcción biográfica en Chile. Revista Ciencias Sociales, Flacso, México, 2002.
_____. La cultura y los procesos de movilidad social en los noventa: Santiago, Buenos Aires y Montevideo. Las desigualdades
emergentes en América Latina, Rev. Proposiciones, v. 34, SUR, 2002.
_____ . Trayectoria de vida y trabajo en sujetos pobres. Rev. Proposiciones, v. 32, SUR, Santiago, 2001.
_____. et al. Ciudadanía y Participación Social: Marco para una Ley de Participación en la Gestión Publica, Santiago: Secretaría General de Gobierno, 2001.
ROSANVALLÓN, Pierre. La nueva cuestión social: Repensar el Estado providencia, Buenos Aires : Manantial, 1998.
SALMAN, Ton. Politicos mentirosos y ladrones: Modelos políticos y modelos de organización barrial, los casos de Chile y Ecuador. Proposiciones, v.34, SUR, 2002.
SENNET, R. La corrosión del carácter. Barcelona; Anagrama, , 2000.
SIMMEL, George. Les Pauvres. France: PUF, 2002
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.