IMERSÃO TECNOLÓGICA DE PROFESSORES: UMA ALTERNATIVA DE REVERSÃO DE QUADROS DE EXCLUSÃO SOCIOTECNOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v4i13.7040Resumo
A possibilidade de conjugar as potencialidades das novas tecnologias ao diaa- dia escolar apresenta-se como uma forma efetiva de inserção social e de desenvolvimento intelectual dos indivíduos. Para tanto, o presente artigo relata a pesquisa realizada no sentido de capacitar professores em formação à atuação crítica e criativa por meio das tecnologias de informação e comunicação - TICs mediante um processo de imersão tecnológica. Para tanto, o estudo utilizou a estrutura da Universidade de Passo Fundo, em que foram realizados encontros sistemáticos que possibilitassem a discussão e o desenvolvimento de competências na área de informática educativa, culminando na proposta de práticas pedagógicas que fizessem uso criativo das TICsDownloads
Referências
BENAKOUCHE, Tamara. Fatores sociais e culturais na utilização diferenciada de redes eletrônicas no Brasil: notas para discussão 2000. Disponível em: Acesso em: Out. 2002.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede: a era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo, SP: Paz e Terra, 1999, v. 1.
CHAVES, Eduardo. Professores e máquinas: uma concepção de informática na educação. Disponível em: <http://www.Chaves.com.br/textalia/Proinfo/prf_ txtie08.htm>. 2000. Acesso em: Junho 2002.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 14. ed. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 1983.
FRÓES, Teresinha. Sociedade da informação, sociedade do conhecimento, sociedade da aprendizagem: implicações ético-políticas no limiar do século. In: LUBISCO, Nídia M. L. et al. Informação e informática. Salvador: EDUFBA, 2000. p. 283-307.
IBOPE INTERACT. 8ª pesquisa 2000, Disponível em: <http://www.Ibope.com.br/ digital/produtos/8pop/index.htm> Acesso em: Dez. 2002 .
MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e o reencantamento do mundo. 2002. Disponível em: <http://www.eca.usp.br/prof/moran/novtec.htm>. Acesso em: Ag. 2002.
PRETTO, Nelson De Luca. Linguagens e tecnologias na educação. 2000. Disponível em: <http://www.ufba.br/~Pretto/textos/endipe2000.htm>, Acesso em: Out. 2002.
SAMPAIO, Marisa Narcizo. Alfabetização tecnológica do professor. Petrópolis: Vozes, 1999.
TAKAHASHI, Tadao (Org.). Sociedade da informação no Brasil: Livro Verde. Brasília, DF: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000.
TEIXEIRA, Adriano Canabarro. Internet e democratização do conhecimento: repensando o processo de exclusão social. Passo Fundo: EDIUPF, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.