A QUESTÃO DO ENSINO RELIGIOSO NA UNIÃO EUROPÉIA

Autores

  • Lílian Blanck de Oliveira FURB/SC.
  • Sérgio Rogério Azevedo Junqueira PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v6i17.6752

Resumo

O Ensino Religioso é um componente curricular nas escolas do continente europeu desde o século dezoito, quando a religião passa a fazer parte do cotidiano escolar. A compreensão de um Ensino Religioso relacionado às instituições religiosas de matriz cristã persiste no século vinte e um, entretanto a alteração do perfil étinico-cultural religioso do continente está exigindo todo um repensar sobre esta prática curricular. O Fórum Europeu de Ensino Religioso, por meio de suas sessões ordinárias, está promovendo uma ampla reflexão sobre esta temática, buscando tecer novos olhares, leituras e perspectivas aos desafios que se apresentam na atualidade em relação a ela. O presente artigo explicita, a partir da Constituição da União Européia e atividades do Fórum Europeu de Ensino Religioso, alguns elementos históricos da geografia e itinerários pedagógicos desse componente curricular.

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Publicado

2006-07-17

Como Citar

Blanck de Oliveira, L., & Azevedo Junqueira, S. R. (2006). A QUESTÃO DO ENSINO RELIGIOSO NA UNIÃO EUROPÉIA. Revista Diálogo Educacional, 6(17), 125–138. https://doi.org/10.7213/rde.v6i17.6752