A QUESTÃO DO ENSINO RELIGIOSO NA UNIÃO EUROPÉIA

Auteurs

  • Lílian Blanck de Oliveira FURB/SC.
  • Sérgio Rogério Azevedo Junqueira PUCPR

DOI :

https://doi.org/10.7213/rde.v6i17.6752

Résumé

O Ensino Religioso é um componente curricular nas escolas do continente europeu desde o século dezoito, quando a religião passa a fazer parte do cotidiano escolar. A compreensão de um Ensino Religioso relacionado às instituições religiosas de matriz cristã persiste no século vinte e um, entretanto a alteração do perfil étinico-cultural religioso do continente está exigindo todo um repensar sobre esta prática curricular. O Fórum Europeu de Ensino Religioso, por meio de suas sessões ordinárias, está promovendo uma ampla reflexão sobre esta temática, buscando tecer novos olhares, leituras e perspectivas aos desafios que se apresentam na atualidade em relação a ela. O presente artigo explicita, a partir da Constituição da União Européia e atividades do Fórum Europeu de Ensino Religioso, alguns elementos históricos da geografia e itinerários pedagógicos desse componente curricular.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

AERENS, L. Sixième Forum européen de l’enseignement religieux (du 06 au 10 avril 1994) – Madrid. L’enseignement religeux face aux défis de la pluralité culturelle en Europe. Lumen Vitae, v.4, n.49, p. 450-451, 1994.

ALBERICH, E. L’insegnamento scolastico della religione in Europa: il III Forum Europeo (Lussemburgo, 21-24 ottobre 1998). Orientamenti Pedagogici, v. 214, n. 36, p. 420-424, 1989.

ARRIGHINI, A. Le diverse giustificazioni dell’IR in Europa. Il Regno-Attualità, v.10, n. 35, 290-292, 1990.

BRAIDO, P. Lineamenti di storia della catechesi e dei catechismi. Rome: UPS. 1989.

CARMINATI, M. Um trentennio di storia della catechesi italiana (1900-1930). Torino: Elle Di Ci. 1995.

GENRE, E.; PAJER, F. L’Unione Europea e la sfida delle religioni: verso uma nuova presenza della religione nella scuola. Torino: Claudiana, 2005.

Jornal Oficial n° C 310 de 16 de Dezembro de 2004. Disponível em: http:// europa.eu.int/eur-lex/lex/pt/treaties/dat/12004V/htm/12004V.html. Acessado em 15 nov. 2005.

JUAN PABLO II. Discurso al Simposio del Consejo de las Conferencias Episcopales de Europa sobre la Enseñanza Religiosa en la escuela pública. Actualidad Catequética, v.151, p. 645-652,1991.

LAENG, M. Insegnamento della Religione Cattolica e pluralismo: divergenze e convergenze. Orientamenti Pedagogici, v.267, n. 45, p.466-470, 1998.

MANTELLINI, G.; VALENTE, D. Moduli di economia & diritto, lezioni e problemi. Rome: Mondadori, 1998.

PAJER, F. (ed.). L’insegnamento scolastico della religione nella Nuova Europa. Torini: Elle Di Ci, 1991.

PAJER, F. Breve storia del Forum Europeo. Rome: Mimeo, 1998.

PAJER, F. Catechesi, insegnamento o etica? Il Regno: Attualità, v.20, n. 35, p. 605-607, 1990.

PAJER, F. Cultura Religiosa nouvelle laicitè. Il Regno: Attualità, v.14, n. 43, p. 440-442, 1998.

PAJER, F. Le teorie pedagogiche dell’Educazione Religiosa. In: RELIGIO: Enciclopedia temática della Educazione Religiosa. Casale Monferrato: PIEMME, 1998. p. 280-282.

VVAA. Conclusiones del Simposio Europeo sobre la Enseñanza de la Religion Católica en la Escuela Pública (Roma, 13-15 de abril de 1991).

Actualidad Catequética, v.151, p. 653-655, 1991.

Téléchargements

Publiée

2006-07-17

Comment citer

Blanck de Oliveira, L., & Azevedo Junqueira, S. R. (2006). A QUESTÃO DO ENSINO RELIGIOSO NA UNIÃO EUROPÉIA. Revista Diálogo Educacional, 6(17), 125–138. https://doi.org/10.7213/rde.v6i17.6752