ANÁLISE CRÍTICA DOS FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v6i17.6746Resumo
Trata-se de uma análise crítica dos fundamentos teóricos e conceituais que sustentam o discurso da “educação inclusiva”, discutindo os conceitos chaves envolvidos na formulação deste discurso, como é o caso da exclusão, da cidadania, da desigualdade e da diferença, na perspectiva de se diferenciar tipos de ações educacionais que produzem mesmo o que se poderia chamar de “inclusão social”, de atividades que assim são denominadas, mas que na verdade se resumem em meros procedimentos burocráticos. Argumenta-se, neste texto, que, em geral, as instituições públicas não absorveram a evolução conceitual e teórica processadas na academia em relação a significações envolvidas no discurso da “educação inclusiva”, carecendo de revisões.Downloads
Referências
BONETI, Lindomar W. Ser ou estar pobre: a construção social da noção da desigualdade. Revista Contexto & Educação, Ijuí, n. 62, p.115-134,
abr./jun. 2001.
______. La césure centre/périphérie. In: CHÂTEL, Vivianne; SOULET Marc-Henry. (Org.). Faire face et s´en surtir. Fribourg (Suisse): Editions Universitaires de Fribourg, 2002. 2 v.
______. L´exclusion sociale en tant que trajectoire de perte d´accès à biens et des services. Bulletin de l´AISLF – Association Internationale des Sociologues de Langue Française, Toulouse-Le, n. 20, 2004.
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. Les Héritiers. Paris: Minuit, 1964.
______. Economia das Trocas Simbólicas. São Paulo, SP: Perspectiva, 2001.
______; PASSERON, Jean-Claude. A Reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 3. ed. Rio de Janeiro, RJ: F. Alves, 1992.
CASTEL, Robert. Classes sociais, desigualdades sociais, exclusão social. In: CONFERÊNCIA DO COLÓQUIO INTERNACIONAL POLÍTICAS PÚBLICAS, POBREZA E EXCLUSÃO SOCIAL. 2003, Ijuí. Anais... Ijuí: UNIJUÍ, 2003.
______. De l’indigence à l’éxclusion, la désaffiliation: précarité du travail et vulnerabilité relationnelle. In: ______. Face à l’éxclusion - le modèle françai. Paris: Esprit, 1995.
______. Les marginaux dans l’histoire. In: L’exclusion, l’Etat du savoir. Paris: La Découvert, 1996.
______. As armadilhas da exclusão. In: ______. Desigualdade e a questão social. São Paulo, SP: Educ. 1997, p. 15-48.
DUBET, François. Les inégalités multipliées ou les épreuves de l´égalité. In: Une Société Monde? Les dynamiques sociales de la mondialisation. Québec: Les presses de lúniversité Laval, 2001
LENOIR, René. L´Exclus. Paris: Seuil, 1970.
PAUGAM, Serge. Abordagem sociológica da exclusão. In: VÉRAS, Maura Pardini Bicudo et al (Org.) O Debate com Serge Paugam. São Paulo, SP: Educ. 1999.
ROCHER, Guy. Le “polythéisme” des modes d´explication du social. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE SOCIÓLOGOS DE LÍNGUA FRANCESA. 2004, Québec. Anais... Quebec: Université Laval, 2004.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso Sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entre os Homens. In: Rousseau. São Paulo, SP: Nova Cultural, 1991, p. 201-320 (Coleção os Pensadores).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.