AVALIAÇÃO: REGULADORA OU EMANCIPATÓRIA?

Autores

  • Marília Claret Geraes Duran PUCSP

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v4i8.6632

Resumo

Este artigo propõe-se a contribuir para a discussão a respeito do papel central que a avaliação vem desempenhando na formulação e na implementação de políticas educacionais, assumindo uma função estruturante nas reformas educativas conservadoras e neoliberais em curso em países centrais, como os Estados Unidos e a Inglaterra entre outros, e na transposição do modelo para a América Latina e para o Brasil. As constatações de estudo sobre a produção acadêmica sobre a avaliação da escola básica no Brasil, publicada em dez periódicos nacionais entre 1990 e 1998, são apresentadas na perspectiva de oferecer elementos de análise para compreender as funções de controle do estado sobre a escola pública e de introdução da lógica do mercado em avaliações de larga escala, problematizando as possibilidades e os limites de a avaliação vir a constituir-se numa prática política emancipatória.

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Publicado

2003-07-17

Como Citar

Geraes Duran, M. C. (2003). AVALIAÇÃO: REGULADORA OU EMANCIPATÓRIA?. Revista Diálogo Educacional, 4(8), 97–110. https://doi.org/10.7213/rde.v4i8.6632