RETROSPECTO SOBRE A EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Autores

  • Rosa Lydia Teixeira Corrêa Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v7i21.4612

Resumo

Neste artigo, a autora faz reflexões sobre a educação brasileira nos níveis básico e superior retomando aspectos dessa história, com o objetivo de demonstrar que esta educação historicamente não tem sido considerada pelo Estado efetivamente como um direito social. Trata-se de um trabalho que intenta sistematizar abordagens feitas em sala de aula em articulação com autores que estudam esse campo. Não se trata de um estudo profundo e pormenorizado. Por isso, tais reflexões estão sendo entendidas em um sentido bastante preliminar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AZANHA, J. M. P. et al. Planos e políticas de educação no Brasil: alguns pontos para reflexão. In: AZANHA, J. M. P. et al. Estrutura e funcionamento da educação básica. São Paulo: Thomson, 1998.

BENCOSTA, M. L. A. Arquitetura e Espaço Escolar: reflexões acerca do processo de implantação dos Grupos Escolares de Curitiba (1903-1928). Educar em Revista. Curitiba, n. 18, p. 103-139, 2001.

BOURDIEU, P. O Poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, S.A, 1989.

BRANDÃO, C. R. O Que é Educação. São Paulo: Brasiliense, 1989.

FREITAG, B. Escola, estado e sociedade. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1979.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

COVRE, M. L. M. A Fala dos Homens: análise do pensamento tecnocrático 1964-1981. São Paulo: Brasiliense, 1983.

CARVALHO, J. M. de. A Construção da Ordem: a elite política imperial; Teatro de sombras: a política imperial. Rio de Janeiro: UFRJ, Relume-Dumará, 1996.

CUNHA, L. A. A Universidade Temporã: da colônia a era de Vargas. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1986.

______. Ensino Superior e Universidade no Brasil. In: LOPES, E. M. T.; FARIA FILHO, L. M. de; VEIGA, C. G. (Orgs.). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

______. A Universidade Critica: o ensino superior na república populista. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1983.

CUNHA, L. A. A universidade reformanda. Rio de Janeiro: F. Alves, 1985.

______. Desenvolvimento desigual e combinado no ensino superior – estado e mercado. In: Revista Educação e Sociedade. Campinas, vol. 24, n. 88, p. 795- 817, Especial, Out. 2004.

DALLARI, D. de A. A República dos Oligarcas. In: Revista USP, n. 3, p. 13-18 set./out./nov. 1989.

DIMENSTEIN, Gilberto. O cidadão de papel: a infância, a adolescência e os direitos humanos no Brasil. 2 ed. São Paulo: Ática, 1993.

GERMANO, J. W. Estado Militar e Educação no Brasil 1964 - 1985. São Paulo: Cortez,1994.

HORTA, José Silvério Baia. Liberalismo, tecnocracia e planejamento educacional no Brasil: uma contribuição à história da educação brasileira no período 1930-1970. São Paulo: Cortez, 1982

NASCIMENTO, T. Q. R. do. Pedagogia liberal modernizadora. Campinas: FE/ UNICAMP, 1997.

PAIVA, J. M. de. Educação jesuíta no Brasil colonial. In: LOPES, E. M. T.; FARIA

FILHO, L. M. de; VEIGA, C. G. (Orgs.). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

PAIVA, José Maria de. Colonização e Catequese: 1549-1600. São Paulo: Cortez, 1982;

RIBEIRO, Maria Luisa. História da Educação Brasileira: a organização escolar. São Paulo: Cortez, 1979

SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. São Paulo: Autores Associados, 1986.

SOUZA, Rosa Fátima de. Templos de Civilização: a implantação da escola primária graduada no estado de São Paulo (1890-1910). São Paulo: UNESP, 1998.

XAVIER, Maria Elizabete S. P. Poder político e educação de elite. São Paulo: Cortez, 1990.

Downloads

Publicado

2007-07-17

Como Citar

Teixeira Corrêa, R. L. (2007). RETROSPECTO SOBRE A EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Revista Diálogo Educacional, 7(21), 235–264. https://doi.org/10.7213/rde.v7i21.4612