RETROSPECTO SOBRE A EDUCAÇÃO BRASILEIRA
DOI :
https://doi.org/10.7213/rde.v7i21.4612Résumé
Neste artigo, a autora faz reflexões sobre a educação brasileira nos níveis básico e superior retomando aspectos dessa história, com o objetivo de demonstrar que esta educação historicamente não tem sido considerada pelo Estado efetivamente como um direito social. Trata-se de um trabalho que intenta sistematizar abordagens feitas em sala de aula em articulação com autores que estudam esse campo. Não se trata de um estudo profundo e pormenorizado. Por isso, tais reflexões estão sendo entendidas em um sentido bastante preliminar.Téléchargements
Références
AZANHA, J. M. P. et al. Planos e políticas de educação no Brasil: alguns pontos para reflexão. In: AZANHA, J. M. P. et al. Estrutura e funcionamento da educação básica. São Paulo: Thomson, 1998.
BENCOSTA, M. L. A. Arquitetura e Espaço Escolar: reflexões acerca do processo de implantação dos Grupos Escolares de Curitiba (1903-1928). Educar em Revista. Curitiba, n. 18, p. 103-139, 2001.
BOURDIEU, P. O Poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, S.A, 1989.
BRANDÃO, C. R. O Que é Educação. São Paulo: Brasiliense, 1989.
FREITAG, B. Escola, estado e sociedade. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1979.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
COVRE, M. L. M. A Fala dos Homens: análise do pensamento tecnocrático 1964-1981. São Paulo: Brasiliense, 1983.
CARVALHO, J. M. de. A Construção da Ordem: a elite política imperial; Teatro de sombras: a política imperial. Rio de Janeiro: UFRJ, Relume-Dumará, 1996.
CUNHA, L. A. A Universidade Temporã: da colônia a era de Vargas. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1986.
______. Ensino Superior e Universidade no Brasil. In: LOPES, E. M. T.; FARIA FILHO, L. M. de; VEIGA, C. G. (Orgs.). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
______. A Universidade Critica: o ensino superior na república populista. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1983.
CUNHA, L. A. A universidade reformanda. Rio de Janeiro: F. Alves, 1985.
______. Desenvolvimento desigual e combinado no ensino superior – estado e mercado. In: Revista Educação e Sociedade. Campinas, vol. 24, n. 88, p. 795- 817, Especial, Out. 2004.
DALLARI, D. de A. A República dos Oligarcas. In: Revista USP, n. 3, p. 13-18 set./out./nov. 1989.
DIMENSTEIN, Gilberto. O cidadão de papel: a infância, a adolescência e os direitos humanos no Brasil. 2 ed. São Paulo: Ática, 1993.
GERMANO, J. W. Estado Militar e Educação no Brasil 1964 - 1985. São Paulo: Cortez,1994.
HORTA, José Silvério Baia. Liberalismo, tecnocracia e planejamento educacional no Brasil: uma contribuição à história da educação brasileira no período 1930-1970. São Paulo: Cortez, 1982
NASCIMENTO, T. Q. R. do. Pedagogia liberal modernizadora. Campinas: FE/ UNICAMP, 1997.
PAIVA, J. M. de. Educação jesuíta no Brasil colonial. In: LOPES, E. M. T.; FARIA
FILHO, L. M. de; VEIGA, C. G. (Orgs.). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
PAIVA, José Maria de. Colonização e Catequese: 1549-1600. São Paulo: Cortez, 1982;
RIBEIRO, Maria Luisa. História da Educação Brasileira: a organização escolar. São Paulo: Cortez, 1979
SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. São Paulo: Autores Associados, 1986.
SOUZA, Rosa Fátima de. Templos de Civilização: a implantação da escola primária graduada no estado de São Paulo (1890-1910). São Paulo: UNESP, 1998.
XAVIER, Maria Elizabete S. P. Poder político e educação de elite. São Paulo: Cortez, 1990.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.