FORMAÇÃO CONTINUADA ON-LINE PARA PROFESSORES MATICE

Patrícia Lupion Torres, Marilda Aparecida Behrens, Ricardo Tescarolo, Elizete L. M. Matos

Resumo


Este artigo apresenta uma experiência vivenciada na formação continuada on-line com professores universitários envolvidos no programa MATICE (Metodologias de Aprendizagem via Tecnologias de Informação e Comunicação Educacionais). A proposta foi desenvolvida pela Diretoria de Educação a Distância da PUCPR em conjunto com o grupo de pesquisa PEFOP (Paradigmas Educacionais e Formação de Professores). Centrou-se o objetivo desta proposta na preparação de docentes para a utilização pedagógica de tecnologias da informação e comunicação na proposição de disciplinas on-line. O professor participante da formação continuada foi desafiado a tornar-se um agente mediador em busca de processos de ensino que abordem a aprendizagem em seus aspectos de elaboração pessoal e coletiva. Com essa visão, propiciou-se aos professores o desenvolvimento de capacidades para poder selecionar melhor a mídia disponível para cada situação de aprendizagem. A experiência vivenciada junto a estes professores permitiu aos pesquisadores levantar algumas contribuições relevantes que se apresentam neste artigo a partir da reflexão dos profissionais envolvidos no processo de formação continuada.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA. M. E. B. Tecnologias e gestão do conhecimento na escola. In: VIEIRA, A. T.; ALMEIDA, M. E. B.; ALONSO, M. Gestãotecnologia. São Paulo: Avercamp, 2003. p. 101-117.

BEHRENS, M. A. O paradigma emergente e a prática pedagógica. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

______. Paradigma da complexidade: metodologia de projetos, contratos didáticos e portfólios. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.

FALCÃO FILHO, J. L. Formação e prática dos educadores antigos e novos paradigmas. In: PINTO. F. C. F.; FELDMANN G., SILVA R. C. (Org.). Administração escolar e política da educação. Piracicaba, SP: UNIMEP, 1997. p. 181-191.

FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.

IMBERNÓN, F. La formación del profesorad: papeles de pedagogía. Barcelona: Paidós,1994.

IMODA, F. Psicologia e mistério: o desenvolvimento humano. Tradução de Adalto Luiz Chitolina; Mathias J. A. Ham. São Paulo: Paulinas, 1996.

NÓVOA, A. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

TORRES, P. L. Laboratório on-line de aprendizagem: uma proposta crítica de aprendizagem colaborativa para educação. Tubarão: Unisul, 2004.




DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v8i24.3868

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 Editora Universitária Champagnat