INTERSEÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS ENTRE A HISTÓRIA DO ENSINO E A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: DISCUTINDO A PESQUISA SOBRE O MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA

Autores

  • André Luís Mattedi Dias Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, Bahia

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v9i26.3658

Resumo

Apresento um argumento em favor da aproximação teóricometodológica da história do ensino da matemática com a história da matemática, fundamentado na existência de uma interseção entre os processos históricos que resultaram naquilo que se convencionou chamar de Movimento da Matemática Moderna, por um lado, e um outro processo de expansão da influência científica e matemática norte-americana na América Latina, a saber, a presença do matemático americano Marshall Stone, protagonista dos dois casos. Concluo defendendo a tentativa de construção de um quadro teórico-metodológico apropriado para efetivar essa aproximação nas pesquisas históricas dos dois campos, mas trago uma restrição à utilização do conceito de cultura e da metodologia da descrição densa de Clifford Geertz ISSN 1518-3483 Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 9, n. 26, p. 61-79, jan./abr. 2009 ©Revista Diálogo Educacional 62 Dias, A. L. M. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 9, n. 26, p. 61-79, jan./abr. 2009 concomitante com a abordagem da história cultural tal como proposta por Roger Chartier, em virtude das críticas que o próprio Chartier faz à utilização dos elementos de Geertz.

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Publicado

2009-07-07

Como Citar

Mattedi Dias, A. L. (2009). INTERSEÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS ENTRE A HISTÓRIA DO ENSINO E A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: DISCUTINDO A PESQUISA SOBRE O MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA. Revista Diálogo Educacional, 9(26), 61–79. https://doi.org/10.7213/rde.v9i26.3658