A PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO BRASIL: TRAJETÓRIA, SITUAÇÃO ATUAL E PERSPECTIVAS

Autores

  • Dermeval Saviani Professor Titular do Departamento de Filosofia e História da Educação da FE-UNICAMP, Coordenador geral do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” (HISTEDBR) e Presidente da Sociedade Brasileira de História da Educação - SBHE.

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v1i1.3211

Resumo

Agradecendo o honroso convite para proferir a conferência inaugural deste Seminário comemorativo dos 25 anos da Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina e ciente da enorme responsabilidade que se associa à honra a mim conferida, procurarei abordar da melhor forma possível o tema definido pelos organizadores do Seminário e que assim foi enunciado: Implantação e expansão da Pós-Graduação em Educação no Brasil: resgate, trajetória, tendências. Para tanto, seguirei um roteiro em quatro momentos começando por um tópico introdutório que esclarece brevemente o conceito de pós-graduação na sua relação com o ensino e a pesquisa. No segundo momento tentarei resgatar a história da pós-graduação em educação no Brasil abordando inicialmente os antecedentes, em seguida o período heróico que corresponde à fase de implantação e, por último, a fase de consolidação e de expansão; no terceiro momento abordarei a situação atual para, no quarto momento, delinear as tendências, isto é, as perspectivas da pósgraduação em educação em nosso país.

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Referências

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Publicado

2000-07-17

Como Citar

Saviani, D. (2000). A PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO BRASIL: TRAJETÓRIA, SITUAÇÃO ATUAL E PERSPECTIVAS. Revista Diálogo Educacional, 1(1), 1–95. https://doi.org/10.7213/rde.v1i1.3211

Edição

Seção

Artigos