FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TRABALHO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR E MERCADO DE TRABALHO
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v10i29.3052Resumo
Esta comunicação apresenta reflexões e resultados de um estudo sobre o trabalho docente no ensino superior problematizando-os em face das novas regulamentações para formar professores por meio da educação a distância. Para tanto, são desenvolvidos argumentos pautados em três focos: a regulamentação, dados quantitativos sobre abertura de vagas nessas modalidades de ensino e considerações sobre os efeitos da implantação no Brasil. As análises são realizadas com referenciais da área das Ciências Sociais. No primeiro conjunto de argumentos são analisadas as bases legais para a modalidade de educação a distância estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996) e os posteriores decretos, portarias e resoluções, apontando os fundamentos de globalização utilizados para as ações políticas que alteraram o contexto da formação docente no Brasil. O texto apresenta argumentos pautados em dados quantitativos e espaciais no país corroborando as reflexões anteriores e apontando a massificação desse âmbito de escolaridade entre outros pontos. No terceiro foco são analisadas algumas consequências dessa implantação, apontando alterações no âmago do trabalho docente com o uso das novas tecnologias – além de alterações nas condições de trabalho e tensões já visíveis no mercado de trabalho.Downloads
Referências
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