FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TRABALHO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR E MERCADO DE TRABALHO
DOI :
https://doi.org/10.7213/rde.v10i29.3052Résumé
Esta comunicação apresenta reflexões e resultados de um estudo sobre o trabalho docente no ensino superior problematizando-os em face das novas regulamentações para formar professores por meio da educação a distância. Para tanto, são desenvolvidos argumentos pautados em três focos: a regulamentação, dados quantitativos sobre abertura de vagas nessas modalidades de ensino e considerações sobre os efeitos da implantação no Brasil. As análises são realizadas com referenciais da área das Ciências Sociais. No primeiro conjunto de argumentos são analisadas as bases legais para a modalidade de educação a distância estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996) e os posteriores decretos, portarias e resoluções, apontando os fundamentos de globalização utilizados para as ações políticas que alteraram o contexto da formação docente no Brasil. O texto apresenta argumentos pautados em dados quantitativos e espaciais no país corroborando as reflexões anteriores e apontando a massificação desse âmbito de escolaridade entre outros pontos. No terceiro foco são analisadas algumas consequências dessa implantação, apontando alterações no âmago do trabalho docente com o uso das novas tecnologias – além de alterações nas condições de trabalho e tensões já visíveis no mercado de trabalho.Téléchargements
Références
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA (ABED). Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância. Disponível em: <http://www.abraead.com.br/anuario_2007.html>. Acesso em: 15 jul. 2007.
BATISTA, W. B. Educação à distância e o refinamento da exclusão social. Conect@, n. 4, fev. 2002.
BOSI, A. de P. A precarização do trabalho docente nas instituições de ensino superior. Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n. 101, p. 1503-1523, 2007. Disponível em: <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 15 fev. 2008.
BOURDIEU, P. A precariedade está por toda parte. In: BOURDIEU, P. Contrafogos: táticas para enfrentar a invasão neoliberal. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998a. p. 119-127.
______. Contra a destruição de uma civilização. In: BOURDIEU, P. Contrafogos: táticas para enfrentar a invasão neoliberal. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998b. p. 37-41.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa doBrasil, Poder Legislativo, Brasília, DF, 23 dez. 1996. p. 27833. Disponível em:<http://www6.senado.gov.br/legislacao/ListaTextoIntegral.action?id=75723>. Acesso em: 23 mar. 2008.
______. Lei n. 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa diretrizes e bases para o ensino de primeiro e segundo graus, e da outras providencias. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Legislativo, Brasília, DF, 12 ago. 1971. p. 6377. Disponível em: <http://www6.senado.gov.br/legislacao/ListaTextoIntegral.action?id=75576>. Acesso em: 23 mar. 2009.
______. MEC/Conselho Nacional de Educação. Proposta de Diretrizes para a formação de professores da educação básica em cursos de nível superior. Brasília, 2000. Mimeografado
______. Lei n. 10.172, 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Legislativo, Brasília, DF, 10 jan. 2001. Disponível em: <http://www.senado.gov.br/legislacao/ListaPublicacoes.action?id=231634>. Acesso em: 16 mar. 2008.
______. Resolução CNE/CP nº 1, de 18 de fevereiro de 2002. Insitui diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília: MEC/CNE,2002a. Disponível em: . Acesso em: 16 mar. 2008.
______. Ministério da Educação e do Desporto. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Sinopse estatística da educação superior. Brasília, DF: INEP/MEC, 2002b.
______. Ministério da Educação e do Desporto. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Mapa da educação superior. Brasília, DF: INEP, 2004. p. 85.
______. Ministério da Educação e do Desporto. Universidade Aberta do Brasil. Brasília, DF: INEP/MEC, 2005a. Disponível em: <http://www.uab.mec.gov.br/>. Acesso em: 17 jul. 2007.
______. Ministério da Educação e do Desporto. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.(INEP). Cadastro Nacional de Docentes. Brasília, DF: INEP/MEC, 2005b. Disponível em: <http://sinaes.inep.gov.br/sinaes/>. Acesso em: 15 mar. 2009.
______. O Edital de Seleção UAB n. 01/2006-SEED/MEC. Brasília, 2006. Disponível em: <http://www.uab.mec.gov.br/>. Acesso em: 05 dez. 2007.
______. O Edital de Seleção UAB n. 01/2006-SEED/MEC. Brasília, 2007. Disponível em: <http://www.uab.mec.gov.br/>. Acesso em: 05 dez. 2007.
MARIN, A. J.; BIANCHINI, N. Formação de professores a distância: sinais oriundos da atuação de tutores. In: CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 9., 2007. São Paulo. Anais... São Paulo: UNESP, 2007.
MAUÉS, O. C. Reformas internacionais de educação e formação de professores. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 118, p. 89-117, 2003.
MOTA, R. Mec tem boas perspectivas para o ensino a distância no Brasil. 2006. Disponível em: <http://www.abraead.com.br/artigos_ronaldo.html>. Acesso em: 17 jul. 2007.
OLIVEIRA, C. C. A formação superior de professores através de mídias interativas. 2005. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.
SAVIANI, D. A nova lei da educação. Campinas: Autores Associados, 1997.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.