Possibilidades de abordagem de Carolina Maria de Jesus em cursos de Formação Inicial de Professores/As

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.079.AO03

Resumo

Este estudo investigou as possibilidades didáticas para cursos de formação inicial de professores/as a partir da exploração do legado de Carolina Maria de Jesus. Teve por objetivos de pesquisa: perceber as relações entre o legado de Carolina Maria de Jesus e sua importância para compreender a realidade social brasileira, no contexto contemporâneo; analisar experiências curriculares centradas na vida e na obra de Carolina Maria de Jesus no âmbito de cursos de formação inicial de professores/as; avaliar os limites e as potencialidades da narrativa de, e sobre, Carolina Maria de Jesus para o desenvolvimento de propostas de ensino no contexto da formação inicial de professores/as. Para dar conta desses objetivos foi analisada a experiência da disciplina “Educação e Novas Tecnologias da Informação e Comunicação”, ofertada aos estudantes do primeiro período do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca, no primeiro semestre civil de 2022. Esta experiência adotou a obra “Quarto de Despejo: diário de uma favelada” como eixo vertebrador das atividades. Foram gerados portfólios que se materializaram em formato de blogs. Esses materiais, enquanto fontes primárias de dados, foram tratados à luz da análise documental. Como resultados, evidenciou-se que é possível, a partir da narrativa de Carolina, tensionar o currículo oficial em favor de um currículo decolonial e produzir materiais didáticos adaptados, em formatos midiáticos diversos, para o desenvolvimento de propostas de ensino antirracistas e antissexistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leila Kely dos Santos da Paz, Universidade Federal de Alagoas

Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Graduada em Ciências Sociais pela Educamais. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) e especialista em Alfabetização e Letramento pela Universidade Cândido Mendes (UCAM) . Durante a graduação atuou no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PIBID/CAPES) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (PIBIC/FAPEAL). Tem interesse em pesquisas sobre Ensino de Ciências e Matemática nos anos inicias; Formação de professores; Práticas didáticas de descolonização do currículo e Estudos sobre questões interseccionais de raça, gênero e classe. Participante do Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências e Tecnologias Afro-Latino-Americanas (GP-ECITALA)

Charlline Vladia Silva de Melo, Universidade Federal do Ceará

Divulgadora Científica e Pesquisadora de Educação Museal e Jogos para o Ensino Interdisciplinar, Doutoranda em Ensino (RENOEN-UFC-2021), Mestre em Microbiologia Médica (CEMM-UFC-2015), Pós Graduanda em Divulgação Científica (IFRJ - 2023), Especialista em Docência e Tutoria em Educação a Distância e Ensino Superior (UNICA-2021), Especialista em Bioquímica e Biologia Molecular aplicada a Saúde (UECE-2010), Graduada em Pedagogia (UNINASSAU-2020), Graduada em Ciências Biológicas Lic. (UEVA-2008). Membro do REM - Brasil- rede de educadores em museus, GEPENCI - Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências - (UFC), Participa do projeto de extensão Brinquedos Terapêuticos (FAMED-UFC). Atualmente é Coordenadora de Projetos do Instituto de Proteção Ambiental do Ceará (INVIPA), Coordenadora e Formadora Educacional do Eixo Formação e Divulgação Cientifica do Instituto Nexos, Coordenadora Voluntária de Ensino e Divulgação Científica do Programa (CELULA- UFC). Docente de nível , médio, superior e técnico. Além de desenvolver pesquisas nas áreas de Espaços não formais de ensino, Educação e Gestão Ambiental, Formação Inicial e Continuada de Docentes e Montagem de espaços e laboratórios de Ciências.

Ivanderson Pereira da Silva, UFAL

É licenciado em Física (UFAL/2008) com Iniciação Científica no campo do Ensino de Ciências mediado por Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (PIBIC/CNPq - Ciclo 2007-2008). Possui Mestrado (UFAL/2010) e Doutorado em Educação (UFAL/2016) com pesquisas enfocadas na integração das TDIC ao Ensino de Ciências e na Formação de Professores/as de Física mediada por Interfaces da Internet. 

Referências

ABD DO ABC. Exposição “Centenário de Carolina Maria de Jesus”: Centro Cultural Promissão, em Diadema, receberá a partir do dia 12 de abril uma exposição sobre sua obra. A visitação vai até o dia 10 de maio e ocorrerá de terça a sábado, das 9h às 18h. Por: Julia Piraíno Publicado em: 10/04/2014. Disponível em: https://www.abcdoabc.com.br/diadema/noticia/exposicao-centenario-carolina-maria-jesus-18932. Acesso em: 01 de ago. de 2022.

ALMEIDA, S. L. Racismo estrutural. São Paulo: Sueli Carneiro ; Editora Jandaira, 2020.

BARBOSA, S.; PINHEIRO, J. Carolina. (História em Quadrinhos). 3ª ed. Pesquisa e argumento de Sirlene Barnosa, Roteiros e desenhos de João Pinheiro. São Paulo: Veneta, 2018

BIBLIOTECAS DO BRASIL. Exposição Carolina Maria de Jesus: um Brasil para os brasileiros no IMS paulista. Publicado em: 7/10/21. Disponível em: http://www.bibliotecasdobrasil.com/2021/10/exposicao-carolina-maria-de-jesus-um.html#:~:text=%F0%9F%94%94%20A%20exposi%C3%A7%C3%A3o%20%22Carolina%20Maria,%2D19h)%20%2D%20requer%20agendamento. Acesso em: 01 de ago. de 2022.

CANAL CURTA! Quem foi Carolina de Jesus? (Canal do YouTube). Publicado em: 14 de jun. de 2018 Disponíveis em: https://www.youtube.com/watch?v=6P_q9O3VtIU. Acesso em: 12 de abr. de 2022.

DINIZ, J. A. A recriação dos gêneros eletrônicos analógicos-digitais: radionovela, telenovela e webnovela. Tese de Doutorado. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul, 2009. Disponível em: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4386. Acesso em: 05 de jan. de 2023.

DORNELES, D. E. Compreensões sobre docência a partir de Histórias de Leituras de Licenciandos em Ciências Biológicas: formação docente em uma perspectiva discursiva, literária e decolonial. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica. 2020. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216491. Acesso em: 08 de ago. de 2022.

FANON, F. The wreteched of the Earth. Nova York: Grove Weidenfeld, 1991

FARIAS, T. Carolina: uma biografia. Rio de Janeiro: Editora Malê, 2018.

FERNANDEZ, R. A. Processo criativo nos manuscritos do espólio literário de Carolina Maria de Jesus. (Tese) Doutorado em Teoria e História Literária, na área de Teoria e Crítica Literária. Universidade Estadual de Campinas, 2018. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UNICAMP-30_9bb907c1d3c38313941cd1289d7bbcc5 Acesso em: 05 de jan. de 2023.

CONHEÇA 200 IMPORTANTES livros para entender o Brasil: “Quarto de Despejo” (1960), de Carolina Maria de Jesus, é a obra mais indicada no projeto 200 anos, 200 livros, que reúne sugestões de 169 intelectuais, entre

historiadores, sociólogos, antropólogos e romancistas. Folha de São Paulo, Independência 200, 200 anos,

livros, quinta-feira, 05 de maio de 2022. Disponível em: https://static1.squarespace.com/static/61a7e66b939a907bb4065490/t/627d5edab91df14ff40b8d11/1652383467256/Independe%CC%82ncia%2C+200+anos%2C+200+livros+%26+Folha+de+S.Paulo+-+05+05+2022.pdf. Acesso em: 02 de ago. de 2022.

FRIEDMAN, M. Capitalismo e liberdade. São Paulo: Leya, 2019.

FUNDAÇÃO CULTURAL PALMARES. Centenário de Carolina de Jesus: simpósio desdobrará vida e obra da escritora. 2014. Disponível em: https://www.palmares.gov.br/?p=35307. Acesso em: 01 de ago. de 2022.

DOODLE DO GOOGLE homenageia a escritora Carolina Maria de Jesus: brasileira é autora do livro 'Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada', escrito em 1960. G1, 14/03/2019. Disponível em: https://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2019/03/14/doodle-do-google-homenageia-a-escritora-carolina-maria-de-jesus.ghtml. Acesso em: 08 de ago. de 2022.

ESTÁTUA DE ESCRITORA Carolina Maria de Jesus é inaugurada em SP: Autora de obras como 'Quarto do despejo: diário de uma favelada', está entre homenageados da Prefeitura de SP em ação pela diversidade étnica. Local de instalação da escultura foi alterado após críticas. G1 SP e SP1, São Paulo, 28/07/2022. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2022/07/28/estatua-de-escritora-carolina-maria-de-jesus-e-inaugurada-em-sao-paulo.ghtml. Acesso em: 08 de ago. de 2022.

GELEDÉS. Carolina Maria de Jesus ganha título de Doutora Honoris Causa da UFRJ. Publicado em: 27/02/2021. Disponível em: https://www.geledes.org.br/carolina-maria-de-jesus-ganha-titulo-de-doutora-honoris-causa-da-ufrj/. Acesso em: 01 de ago. de 2022.

HAYEK, Friedrich August. O caminho da servidão. São Paulo: LVM Editora, 2017.

IMS. Centenário de Carolina de Jesus no IMS Rio. Canal do YouTube do Instituto Moreira Sales. 2 de abril de 2014. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=yaXeesG6C5o. Acesso em: 01 de ago. de 2022.

JESUS, C. M. Quarto de despejo: diário de uma favelada. São Paulo: Ática, 2014.

JESUS. C. M. Casa de Alvenaria – Volume 1 – Osasco. São Paulo: Companhia das Letras, 2021.

MBEMBE, A. Necropolítica: biopoder, soberania, estado de exceção, política de morte. 9ª reimpressão. São Paulo: n- edições, 2021.

OLIVEIRA SOBRINHO, A. S. São Paulo e a Ideologia Higienista entre os séculos XIX e XX: a utopia da civilidade. Sociologias, v. 15, p. 210-235, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/soc/a/LJBz4P3sqLrM4ss4sNQJZSG/abstract/?lang=pt. Acesso em: 05 de jan. de 2023

SAMBARIO. Samba-enredo Colorado do Brás 2022, por Bruno Malta, 23 de novembro de 2021. Disponível em: https://www.sambariocarnaval.com/index.php?sambando=paulista54#:~:text=SAMBA%2DENREDO%20COLORADO%20DO%20BR%C3%81S%202022&text=Buscando%20se%20afirmar%20no%20Grupo,de%20luta%20que%20ela%20passou. Acesso em: 01 de ago. de 2022.

SANTOS, E.; SILVA, I. P.; SANTOS, W. J. Reflexões acerca das potencialidades didáticas da literatura de cordel para o ensino de ciências. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 9, n. 2, 2019. Disponível em: http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/recm/article/view/4976. Acesso em: 05 de jan. de 2023

SANTOS, W. J.; SILVA, I. P. As potencialidades da Literatura de Cordel para o Ensino de Física na perspectiva de professores-pesquisadores da área de Educação em Ciências. Revista Insignare Scientia-RIS, v. 3, n. 1, p. 214-234, 2020. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11128/7383. Acesso em: 05 de jan. de 2023

SILVA, Í. D. C.; SILVA, I. P. Autoria em produção de vídeos: uma experiência com alunos dos projetos integradores do curso de física licenciatura da UFAL. EDUCTE: Revista Científica do Instituto Federal de Alagoas, v. 2, n. 2, 2011.Disponível em: https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/39/30. Acesso em: 05 de jan. de 2023

SILVA, I. P.; MERCADO, L. P. L. Contribuições didáticas da produção e compartilhamento de vídeos em aulas de Física. # Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, v. 2, n. 1, 2013. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1776. Acesso em: 05 de jan. de 2023

SILVA, I. P.; MERCADO, L. P. L. O telefone móvel como recurso didático: reflexões a partir da produção de radiodramas com professores da educação básica. IE Comunicaciones: Revista Iberoamericana de Informática Educativa, n. 22,

p. 3-15, 2015. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5162178. Acesso em: 05 de jan. de 2023.

SMITH, Adam. A riqueza das nações. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2017.

SOMOS TODAS #DONASDARUA. Disponível em: https://turmadamonica.uol.com.br/donasdarua/downloads.php Acesso em: 08 de ago. de 2022.

Downloads

Publicado

2023-11-03

Como Citar

Paz, L. K. dos S. da, Silva de Melo, C. V., & Silva, I. P. da. (2023). Possibilidades de abordagem de Carolina Maria de Jesus em cursos de Formação Inicial de Professores/As. Revista Diálogo Educacional, 23(79), 1409–1428. https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.079.AO03